Por Café com F1
O venezuelano Pastor Maldonado venceu a primeira prova da rodada dupla de Valência disputada neste sábado (26) no circuito espanhol. Um dos destaques da prova foi o início conturbado, com vários carros se envolvendo em incidentes.
O pole Sérgio Perez manteve a ponta na largada, que foi marcada por alguns incidentes, que provocou a entrada do safety-car na pista e tirou de cara nove pilotos, dentre eles o brasileiro Luiz Razia. Na disputa pela primeira posição, o francês Jules Bianchi ultrapassou o Perez e o Davide Valsecchi que vinha atrás, tocou no mexicano que acabou rodando e perdendo várias posições e permitindo assim o francês assumir a ponta.
Na sétima volta os pilotos começaram as paradas nos pits: o brasileiro Alberto Valério foi um dos que pararam. Davide Valsecchi foi punido devido ao toque em Sérgio Perez. Na nona volta, na briga pela primeira posição, Pastor Maldonado ultrapassou Jules Bianchi, pulando para a ponta da prova, depois que o francês espalhou na curva. Na volta 11 Bianchi parou nos boxes e na volta seguinte foi a vez do Maldonado parar.
Depois das paradas, os três primeiros (Maldonado, Bianchi e Sam Bird) estavam juntos na pista, disputando a primeira posição. O brasileiro Alberto Valério saiu com o macaco preso no carro, que ao se despreender acertou a camera de transmissão da prova, dando um susto no proficional que a controlava.
Daí para o fim não houve mais nenhuma mudança entre os primeiros colocados e Pastor Maldonado venceu, sendo o primeiro piloto a vencer pela segunda vez na temporada. Jules Bianchi ficou em segundo e Sam Bird em terceiro, fechou o pódio. O brasileiro Alberto Valério foi o nono colocado.