Ele conseguiu: depois de uma temporada de 2014 estelar, Jolyon Palmer foi coroado o décimo campeão da história da GP2, depois de vencer neste sábado (11) a corrida principal da etapa da Rússia, em Sochi. O britânico sustentou a pressão de Mitch Evans nos estágios finais da corrida, enquanto Raffaele Marciello completou o pódio.
Felipe Nasr, que ainda disputava o título, foi o 18º e destruiu suas chances de vencer o campeonato. O brasileiro tem agora 190 pontos, contra 258 do campeão, mas ainda briga pelo vice-campeonato com Stoffel Vandoorne, que tem 180 pontos após a prova deste sábado.
Este é o segundo título da carreira de Palmer, que em 2006 venceu o troféu de outono da T Cars, além de ter sido o vice-campeão da Fórmula 2 em 2010. O inglês possui 80 largadas na GP2, com seis vitórias e quatro pole positions na categoria. Em comparação, o brasileiro possui 60 corridas em seu nome, com três vitórias e uma pole.
Em corrida eletrizante, o título de Palmer não foi ofuscado, mas também foi uma estreia brilhante para o circuito russo, que proporcionou boa dose de emoção aos pilotos e espectadores. Arthur Pic, que chegou a brigar pela liderança da prova, terminou em quarto, logo à frente do belga Stoffel Vandoorne.
O brasileiro André Negrão teve desempenho sólido e terminou com o sexto lugar, logo à frente do espanhol Sergio Canamasas. O top-10 contou ainda com Julian Leal, Marco Sorensen e Nathanael Berthon.
Resultado:
1. Jolyon Palmer (DAMS)
2. Mitch Evans (RT RUSSIAN TIME)
3. Raffaele Marciello (Racing Engineering)
4. Arthur Pic (Campos Racing)
5. Stoffel Vandoorne (ART Grand Prix)
6. Andre Negrao (Arden International)
7. Sergio Canamasas (Caterham Racing)
8. Julian Leal (Carlin)
9. Marco Sorensen (MP Motorsport)
10. Nathanaël Berthon (Venezuela GP Lazarus)
11. Pierre Gasly (Caterham Racing)
12. Jon Lancaster (Hilmer Motorsport)
13. Kimiya Sato (Campos Racing)
14. Daniel de Jong (MP Motorsport)
15. Simon Trummer (Rapax)
16. Artem Markelov (RT RUSSIAN TIME)
17. Stéphane Richelmi (DAMS)
18. Felipe Nasr (Carlin)
19. Rio Haryanto (Caterham Racing)
20. Jonny Cecotto (Trident)
21. Takuya Izawa (ART Grand Prix)
22. Tio Ellinas (Rapax)
23. Rene Binder (Arden International)