Alexander Albou foi penalizado em cinco posições por causar um acidente bizarro na entrada do pitlane com o júnior da McLaren F1, Nyck de Vries, quando liderava a Corrida Principal da Fórmula 2 em Mônaco.
De Vries vinha pelo tomando o traçado para ao pitlane sob Safety Car – causado por um acidente entre Lando Norris e Ralph Bouschung – na volta 13 da corrida de 42 voltas e já estava por dentro, direcionado para a entrada dos boxes, enquanto o piloto da DAMS, Albon, permanecia por fora da pista.
De Vries estava certo de que Albon permaneceria na pista, quando o piloto tailandês-britânico trouxe para dentro – acertando a dianteira esquerda do carro de Vries e fazendo-o rodar, o que causou danos ao carro de De Vries e consequente abandono de ambos.
Albon foi considerado culpado e agora vai começar a Corrida de Sprint na última posição neste sábado (26). “Quando chegamos a Rascasse, Alex (Albon) estava por fora, então eu acreditava que ele não iria ‘jogar’ para os boxes”, disse De Vries.
“Eu fiz uma linha mais apertada e fui para a entrada do pit, e ele decidiu entrar de qualquer maneira, e essa é minha parte da história e os comissários decidiram dar a ele uma penalidade de cinco posições para amanhã (segunda corrida, no sábado). Eu acho que isso foi suficiente”.
Quando perguntado se Albon mereceu a penalidade, o piloto da Prema foi direto: “Sim”.
You don't see that every day 👀
Race leader Albon and de Vries collided in the pit lane in Friday's F2 race
BOTH drivers out on the spot 😱
Drama around every corner in @FIA_F2 on the #RoadToF1 pic.twitter.com/vfKF5W7fuO
— Formula 1 (@F1) May 25, 2018
Albon culpou a ausência de uma linha de marcação pela entrada “conjunta” nos boxes. “Houve confusão realmente”, disse Albon. “Em Mônaco não há linha de entrada no pit.
“Dois pilotos, Nyck e eu, acabamos nos acertando. Eu fiz a minha linha, a que eu normalmente faço. Nyck fez a sua linha, ele pensou que eu tinha reagido a sua entrada nos boxes, mas foi uma entrada apertada e eu estava fazendo a minha linha. Ele já estava lá. Não quero culpar ninguém, eu só quero esquecer isso.”
Foi uma corrida em que o líder dos pontos, Norris, e o terceiro colocado, George Russell, tiveram problemas, com o incidente tirando a chande de Albon de diminuir a vantagem no campeonato.
“Foi uma pena. Era uma corrida em que realmente queríamos capitalizar, Lando e George cometeram erros (na qualificação) e estavam parecendo muito bons. Ainda temos a segunda corrida, mas as ultrapassar não é fácil.”
Norris recuperou-se para o sexto lugar na corrida, depois de uma penalização pelo incidente com Boschung, e ampliou os pontos de vantagem para 17 sobre Albon. Com a vitória, Artem Markelov pulou para a terceira posição à frente de Russell, que sofreu um incidente na Rascasse tentando passar Nirei Fukuzumi.