Alexander Albon venceu uma caótica corrida de Fórmula 2, depois que uma vitória certa do herói local Artem Markelov escapou por conta de um confuso acidente de pitstop. Isso torna Albon o principal rival de George Russell na luta pelo o título quando Lando Norris se retirou da corrida.
Começando em quinto, Albon ganhou dois lugares logo no início para em seguida, ultrapassar Russell na curva 2. Alguns segundos após na mesma volta Albon já estava na cola do líder da prova, Nyck de Vries.
Na maior parte da corrida, os oito primeiros colocados do grid utilizaram pneus super macios, tendo boas voltas e perdendo rendimento após o desgaste, com os pilotos de pneus macios se recuperando.
Markelov, em particular, destacou-se no composto macio, ganhando 10 posições a partir do 19º na grid em apenas duas voltas e subiu para quarto na 5ª volta.
O russo, em seguida, assumiu a liderança, com os três primeiros colocados na mesma volta, e Albon avançou à frente de De Vries, que teve um pitstop muito lento.
Markelov rapidamente se afastou daqueles na mesma estratégia como ele, abrindo uma vantagem de 1,2s na volta 7, sobre Antonio Fuoco para 13,3s na volta 18.
No entanto, de forma inesperada, o russo entrou nas boxes com nove voltas restantes e perdeu muito tempo durante a sua paragem, após uma confusão na sua equipe, que aparentemente não estava preparada para essa parada. Por conta disso, Markelov finalizou a corrida apenas em 12º.
Como resultado, Albon retornou confortavelmente à liderança no momento em que todos os pitstops foram concluídos, construindo uma vantagem confortável sobre de Vries, já que a dupla teve que administrar seu caminho através do tráfego.
De Vries sobreviveu a um acidente com Arjun Maini, mas teve que desistir depois de Nicholas Latifi, quando ele teve um lock-up enorme com apenas três voltas para terminar.
Depois de uma breve passagem de carro de segurança virtual causada por Maximilian Gunther saindo na pista após o contato com Markelov, Albon acabou vencendo por 11.3s com Latifi completando um DAMS 1-2.
Russell ficou em quarto e ampliou sua vantagem para 30 pontos, enquanto seu rival Norris sofreu uma corrida difícil.
O júnior da McLaren teve um péssimo começo de segundo no grid para cair para a metade inferior do top 10.
Quando ele entrou nos boxes, perdeu sua posição no pit. Na pressa, foi liberado antes de seu pneu direito estar devidamente ajustado, o que levou à sua retirada da corrida.
Como resultado, Norris caiu atrás de Albon na classificação e está 34 pontos atrás do Russell.
O companheiro de equipe de Norris, Sergio Sette Camara, terminou em quinto à frente de Fuoco, que foi o melhor dos que correram na estratégia alternativa.
Alessio Lorandi marcou seus primeiros pontos em sua sétima corrida em F2 com Roberto Merhi garantindo a pole position na oitava posição.
O top 10 foi completado pelos juniores da Honda Nirei Fukuzumi e Tadasuke Makino, este último evitando milagrosamente um grande acidente com Luca Ghiotto logo no início, quando o duo entrou em contato com na curva 1.
Enquanto Makino continuou, Ghiotto danificou seu carro e se retirou nos boxes, se juntando a Sean Gelael, que também não finalizou a corrida.
Niko Kari também não conseguiu terminar a sua primeira corrida de F2, apesar de ter impressionado nos primeiros tempos, passando mesmo por Fuoco para segundo em determinado momento.
Confira como ficou o grid final da primeira etapa em Sochi, na F2:
1) Alexander Albon (DAMS)
2) Nicholas Latifi (DAMS)
3) Nyck de Vries (Pertamina Prema Theodore Racing)
4) George Russell (ART Grand Prix)
5) S.S.Câmara (Carlin)
6) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)
7) Alessio Lorandi (Trident)
8) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
9) Roberto Merhi (Campos Vexatec Racing)
10) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
11) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
12) Louis Delétraz (Charouz Racing System)
13) D.Boccolacci (MP Motorsport)
14) Jack Aitken (ART Grand Prix)
15) Arjun Maini (Trident)
16) M.Günther (BWT Arden)
OUT) Niko Kari (MP Motorsport)
OUT) Lando Norris (Carlin)
OUT) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
OUT) Sean Gelael (Pertamina Prema Theodore Racing)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.