Andrea Kimi Antonelli, piloto da Prema, admitiu que ainda sente que tem “algo a provar” na Fórmula 2, especialmente em termos de qualificação, depois de perder por pouco a pole position em Baku. Em sua primeira visita à capital do Azerbaijão, Antonelli ficou a apenas 0.017 segundos do pole position Richard Verschoor, que garantiu a liderança. Foi a primeira vez que Antonelli retornou à primeira fila desde Melbourne, em março.
Esta sessão de qualificação foi a primeira desde que o italiano teve sua promoção confirmada para a Fórmula 1 com a Mercedes em 2025, anúncio feito em Monza duas semanas atrás. Apesar de sua sólida performance, Antonelli confessou estar “um pouco desapontado” por não ter conseguido a pole.
“A sessão foi boa, mas claro que terminar em P2 com uma diferença tão pequena é sempre um pouco frustrante”, disse Antonelli. “Acho que foi uma boa sessão. Consegui melhorar volta a volta e garantir uma boa volta com o segundo jogo de pneus, o que não foi fácil porque a bandeira vermelha foi acionada muito cedo na primeira tentativa, quebrando o ritmo. Fiquei satisfeito por conseguir me recuperar e fazer uma boa volta.”
O fim de semana em Monza incluiu um acidente precoce durante sua estreia no TL1 com a Mercedes, algo que Antonelli reconheceu ter sido desafiador mentalmente. “No lado mental, foi realmente difícil, mas ter finalmente o anúncio foi um grande alívio”, comentou o piloto. Ele ainda acrescentou que se sente mais tranquilo agora que o anúncio foi oficializado: “Agora posso me concentrar totalmente na Fórmula 2.”
Quando perguntado se ele sente que ainda tem algo a provar nas três últimas rodadas da temporada, Antonelli foi claro: “Claro, saltar do FREC para a F2 colocou todos os olhares sobre mim, e depois, com todos falando sobre minha promoção, isso trouxe muita pressão, mas acho que me saí bem até agora. Ainda estou aprendendo e me desenvolvendo na F2, e sinto que ainda tenho algo a mostrar, especialmente nas qualificações. Quero muito conquistar minha primeira pole. Estive perto em Melbourne e perto hoje, então ainda tenho algumas coisas para provar.”
Antonelli também mencionou que se sentiu “bastante confortável” em seu primeiro dia no desafiador circuito de Baku, e destacou onde acredita ter evoluído desde que largou da primeira fila em Melbourne. “Com certeza, desde Melbourne melhorei principalmente na questão da estratégia de corrida, assim como nas largadas. Olhando para as corridas passadas, Baku é sempre uma loucura, então veremos o que vai acontecer. Largar na primeira fila vai ajudar.”
Antonelli segue focado em terminar sua temporada na Fórmula 2 da melhor maneira possível, sabendo que suas últimas apresentações podem ajudar a solidificar seu nome como uma das grandes promessas da Fórmula 1.