Líder do campeonato da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto iniciou o final de semana da decisão da temporada 2024, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, na frente de seus adversários. Na classificação realizada nesta sexta-feira (6), o brasileiro da equipe Invicta se colocou na segunda posição do grid para a corrida de domingo, a principal do final de semana, e viu Paul Aron e Isack Hadjar ficarem com a terceira e quarta posições, respectivamente.
“O carro estava muito bom. Acho que na segunda volta deu a bandeira vermelha, o que acabou tirando a nossa segunda volta consecutiva, que é o ponto forte do nosso carro. Mas estou contente, acredito que o segundo lugar é uma ótima posição para largar, sabendo que meu principal rival para o título está largando atrás de mim. É uma posição muito próxima da outra, então qualquer coisa pode mudar. Agora é focar para a corrida de amanhã, achar um acerto bom e melhorar ainda mais para o domingo”, disse Bortoleto ao F1MANIA.NET.
O brasileiro, que já está garantido no grid da Fórmula 1 para a próxima temporada, quando defenderá a Sauber, admitiu que consegue analisar seus adversários largando à frente. Bortoleto também destacou a importância da corrida Sprint, uma vez que é essa corrida que vai determinar o que o piloto precisará fazer no domingo para brigar pelo título da temporada da categoria de acesso.
“Largando próximo dele (Hadjar) eu vejo tudo que ele faz, analiso ele nas corridas também. Vejo os pontos fracos e fortes dele. E também é uma questão de que, na Sprint, dá pra gente ver quem vai conseguir os pontos ou não. Mas eu acho que assim está ótimo. Estou feliz com o meu resultado e isso que importa”, segue o piloto.
“Vamos ver depois da corrida Sprint de amanhã. Aí a gente vai ver realmente a diferença de pontos, quem vai estar na frente e quem vai estar atrás. Mas estou bem confiante que a gente pode entregar um bom resultado tanto amanhã quanto no domingo. E não vai ser fácil, vai ser uma luta intensa. Ele não vai querer deixar eu escapar quando eu largar no domingo, e nem eu vou querer deixar escapar em qualquer situação amanhã ou domingo também. Então vamos ver o que rola”, diz Bortoleto, que ainda não sabe qual postura tomará na corrida.
“Não tem como eu escolher agora. Vai depender muito da posição que eu estou, quem vai estar na frente. Acho que no Catar era necessário ser agressivo porque a gente tinha uma punição de cinco segundos, então eu tinha que me livrar muito rápido dos caras da frente. Foi necessário tomar um risco maior. Sabendo que você não tem nenhuma punição, não tem pressa para chegar em primeiro, você faz o básico, sem tomar riscos”, explicou, brincando com o público brasileiro.
“Se preparem, pois, se na classificação vocês passaram mal, chamem um médico para ficar perto, pois nas corridas vai ser pior ainda”, completou, aos risos, Bortoleto.
A corrida Sprint da F2 será disputada neste sábado, a partir das 9h15, enquanto a disputa principal será realizada no domingo, às 6h25.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.