Artem Markelov vence primeira bateria da F2 no Bahrain

Artem Markelov abriu a temporada da Fórmula 2 com uma vitória durante uma emocionante primeira bateria em condições muito quentes em Sakhir, no Bahrain.

Boa parte do pelotão usou a estratégia de pneus duros/macios e Markelov surgiu de sétimo para terceiro na largada, enquanto o pole Charles Leclerc inicialmente manteve Norman Nato atrás dele.

Nato conseguiu passar Laclerc na terceira bota, mas o jovem da Prema conseguiu dar o troco logo depois, ficando novamente na liderança, enquanto Nato acabou ficando para Markelov.

O russo passou o francês, que logo parou nos boxes, e se aproximou de Leclerc; a dupla passou a andar bem próxima, então Leclerc foi para os boxes, trocando os duros pelos macios.

Leclerc saiu dos boxes pouco à frente de Nato, mas os pneus do francês estavam mais quentes do que do seu rival e então ele passou por fora na Curva 4.

Markelov permaneceu na pista por mais algumas voltas em seus pneus duros, e a diferença de ritmo era tanta que ele retornou à pista 10 segundos atrás de Nato, que rapidamente colocou vantagem sobre Leclerc.

As diferenças entre o trio inicialmente permaneceram estáticas antes de Markelov apertar seu ritmo com pneus mais novos, tirando um segundo por volta de Leclerc.

Markelov passou Leclerc na saída da última curva com ainda várias voltas para o final, o suficiente para perseguir Nato.

O russo foi atrás do francês e, na penúltima volta, conseguiu passar na Curva 4, para assegurar a segunda vitória da sua carreira, depois de vencer na GP2 em Mônaco no ano passado.

Nato e Leclerc tinham vantagem suficiente sobre o restante do pelotão para completar o pódio, enquanto Jordan King recuperou-se de uma posição largada ruim e uma parada lenta para conquistar um sólido quarto lugar.

Oliver Rowland foi quinto, enquanto Alexander Albon ganhou posições para ser sexto, na frente de Luca Ghiotto e Nobuharu Matsushita.

Os novatos Antonio Fuoco e Nyck de Vries ambos sofreram; Fuoco caiu nas primeiras voltas, mas terminou em nono, enquanto De Vries manteve o quarto lugar após a parada, mas regrediu.

Nos pneus usados, o jovem holandês não conseguiu segurar seus rivais e caiu para o 10º lugar, o último a conquistar pontos.

O jovem brasileiro Sérgio Sette Câmara terminou na 12ª posição.

A segunda bateria da Fórmula 2 no Bahrain será realizada neste domingo a partir das 8h15 (horário de Brasília, GMT -3).

 

Confira o resultado da primeira bateria:

1) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
2) Norman Nato (Pertamina Arden)
3) Charles Leclerc (Prema Racing)
4) Jordan King (MP Motorsport)
5) Oliver Rowland (DAMS)
6) Alexander Albon (ART Grand Prix)
7) Luca Ghiotto (RUSSIAN TIME)
8) N.Matsushita (ART Grand Prix)
9) Antonio Fuoco (Prema Racing)
10) Nyck de Vries (Rapax)
11) Nicholas Latifi (DAMS)
12) S.S.Câmara (MP Motorsport)
13) Ralph Boschung (Campos Racing)
14) Sergio Canamasas (Trident)
15) J.Cecotto Jr. (Rapax)
16) Stefano Coletti (Campos Racing)
17) Sean Gelael (Pertamina Arden)
18) Gustav Malja (Racing Engineering)
19) Nabil Jeffri (Trident)
20) Louis Delétraz (Racing Engineering)