Artem Markelov vence primeira bateria em Mônaco

Artem Markelov surgiu da 15ª posição no grid e lucrou com os períodos de Safety Car Virtual para provisoriamente assegurar sua primeira vitória durante uma bateria extremamente emocionante da GP2 em Mônaco.

Markelov, que bateu no treino classificatório na quinta-feira, largou com pneus duros e permaneceu na pista mais tempos do que seus rivais para assumir a liderança.

O ‘timing’ dos períodos de Safety Car Virtual, causados pelo carro de Luca Ghiotto na Mirabeau, jogou do lado de Markelov.

Um Safety Car Virtual foi acionado quando Ghiotto acertou o muro no Casino, jogando detritos na pista, antes da ação ser retomada. Na volta seguinte Ghiotto parou na Mirabeau por conta de um problema elétrico e outro Safety Car Virtual foi assinado; durante estes dois períodos Markelov ganhou muito tempo.

O piloto russo foi para os boxes para colocar pneus novos na penúltima volta, surgindo pouco à frente de Norman Nato, que assumiu a liderança na primeira volta. Nato ficou atrás de Markelov, conforme o pneu do russo esquentava, mas não conseguiu encontrar um espaço para ultrapassá-lo, eventualmente ficando com a segunda posição.

Nato controlou a maior parte da corrida depois de liderar um ‘trenzinho’ que incluiu o pole Sergey Sirotkin e o seu companheiro na Racing Engineering, Jordan King.

Sirotkin eliminou a si mesmo da disputa depois de bater na saída da Piscine, enquanto King também danificou seu carro e teve que abandonar.

Isto promoveu Oliver Rowland para a posição mais próxima de Nato, o britânico tendo que forçar para ultrapassar Mitch Evans no começo da corrida.

Uma parada lenta de Nato permitiu que Rowland chegasse na traseira do carro da Racing Engineering, mas Nato aumentou a distância uma vez que seus pneus aqueceram.

No entanto, Markelov permaneceu na frente e continuou a andar num ritmo rápido nos pneus duros usados, surgindo à frente uma vez que fez sua parada.

Markelov, por fim, cruzou a linha de chegada 1.5 segundos antes que qualquer outro carro, com Nato e Rowland completando o pódio.

Alex Lynn foi quarto pela DAMS, à frente de Evans e Raffaele Marciello.

Antonio Giovinazzi foi sétimo, enquanto Marvin Kirchhofer conquistou seus primeiros pontos na GP2 com o oitavo lugar e a pole no grid invertido da corrida de sábado.

Nobuharu Matsushita e Daniel de Jong completaram o top 10.

A segunda bateria da GP2 será realizada neste sábado a partir das 11h10, horário de Brasília.

 

Confira o resultado da primeira bateria em Mônaco:

20160527_gp2_monacogp_race1