Artem Markelov vence segunda corrida no Bahrain; brasileiro sobe no pódio

Artem Markelov conseguiu fazer uma boa corrida para vencer a primeira corrida curta da temporada 2018 da Fórmula 2, uma vez que a aposta estratégica da Prema Racing não valeu a pena.

A Prema tentou repetir a tática de sucesso da corrida do ano passado, colocando o líder da corrida, Nyck de Vries, em uma tentativa de evitar a degradação do pneu duro.

De Vries assumiu a liderança desde o início, passando Maximilian Gunther, o pole do grid invertido, enquanto o companheiro de equipe de De Vries na Prema, Sean Gelael, ficou parado no grid para a volta de apresentação de segundo.

De Vries controlou o início da corrida, mas chegou na 9ª volta de 23, entregando a liderança ao carro da Russian Time de Markelov, que manteve uma diferença de cerca de dois segundos sobre o pelotão em uma pista onde se tornou mestre em gerenciamento de pneus.

Gunther teve uma corrida de altos e baixos; em um momento ele travou duas vezes na mesma volta, depois que ele parecia estar lutando com os pneus.

Parecia uma conclusão precipitada de que ele iria render o segundo lugar para a dupla de pilotos da Carlin, mas um par de boas voltas permitiu que ele se afastasse para garantir a posição em seu fim de semana de estreia na F2.

Sergio Sette Camara e Lando Norris, o vencedor da corrida de sábado, lutaram duramente nas últimas cinco voltas, com uma defesa robusta de Camara na Curva 4, segurando Norris.

Norris sofreu uma falha na corrida, o que lhe custou um lugar no início da corrida e aconteceu no pior lugar possível, saindo da curva final.

De Vries se recuperou para quinto, não repetindo a vitória que seu time fez com Charles Leclerc no ano passado com a mesma estratégia.

Luca Ghiotto começou em 12º, mas no início, ele avançou e ficou em sexto depois de decidir não fazer um pit-stop.

Ralph Boschung levou a pior em uma batalha com o carro da Charouz Racing System de Antonio Fuoco em uma brilhante batalha inicial, mas quando o último parou nos boxes, o homem da MP Motorsport Boschung ficou em sexto. Depois de ser passado por De Vries, ele terminou em sétimo.

Nirei Fukuzumi começou em 18º pela Arden, mas mostrou um ritmo similarmente impressionante do seu companheiro de equipe Gunther quando ele ficou em oitavo, à frente do segundo melhor piloto entre os que fizeram pit-stop, Louis Deletraz.

Nicholas Latifi recuperou-se de um problema antes da corrida para completar o top 10, enquanto o quinto lugar de largada do companheiro de equipe Alexander Albon terminou no 13º lugar depois de uma largada ruim.

Foi uma corrida de pesadelo para a ART, já que o atual campeão da GP3, George Russell, e seu companheiro de equipe, Jack Aitken, ficaram parados no grid.

O ritmo de Russell foi semelhante ao dos líderes, mas o dano foi feito e ele estava na parte de trás do pelotão, terminando uma volta atrás em 19º, uma posição atrás de Aitken.

 

Confira o resultado da segunda bateria da Fórmula 2 no Bahrain:

1) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
2) M.Günther (BWT Arden)
3) S.S.Câmara (Carlin)
4) Lando Norris (Carlin)
5) Nyck de Vries (Pertamina Prema Theodore Racing)
6) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
7) Ralph Boschung (MP Motorsport)
8) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
9) Louis Delétraz (Charouz Racing System)
10) Nicholas Latifi (DAMS)
11) Roberto Merhi (MP Motorsport)
12) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)
13) Alexander Albon (DAMS)
14) Arjun Maini (Trident)
15) Roy Nissany (Campos Vexatec Racing)
16) Sean Gelael (Pertamina Prema Theodore Racing)
17) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
18) Jack Aitken (ART Grand Prix)
19) George Russell (ART Grand Prix)
20) Santino Ferrucci (Trident)