Gabriel Bortoleto é o novo campeão da Fórmula 2. O piloto da Invicta terminou a última corrida da temporada, disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, com a segunda posição, e viu Isack Hadjar ter problema na largada, garantindo o título com esta posição. A corrida que fechou o 2024 da categoria de acesso da Fórmula 1 foi vencida por Joshua Durksen neste domingo (8).
O momento decisivo ocorreu logo na largada. Enquanto o brasileiro da Invicta tomou a liderança após uma boa partida e um início ruim de Victor Martins. Já Isack Hadjar, que disputava o título com o piloto da Invicta, não conseguiu partir com o carro nos metros iniciais, caindo para último e sendo obrigado a visitar os boxes, perdendo voltas em relação aos líderes.
Na corrida, Durksen saiu com a vitória após tomar a frente depois das paradas de boxes, tomando a liderança de fato na volta 29, após Paul Aron, que teve pneus médios no primeiro stint, indo aos boxes. Bortoleto foi o segundo, ao passar por Victor Martins no mesmo momento. Richard Verschoor completou a corrida em terceiro, seguido por Martins Oliver Bearman.
Josep María Martí fechou a corrida com a sexta posição, sendo seguido por Dino Beganovic. Amaury Cordeel cruzou a linha de chegada com a oitava posição, enquanto Oliver Goethe terminou as 33 voltas com o nono lugar. Ritomo Miyata terminou em décimo. Com uma volta a menos, Isack Hadjar completou a corrida com a 19ª posição.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Gabriel Bortoleto tomando a liderança após uma má largada de Victor Martins. Kush Maini tomou a segunda posição após segurar Josep María Martí, que se manteve em terceiro. Joshua Durksen e Dino Beganovic completavam o top-5. Isack Hadjar não conseguiu largar e foi aos boxes, praticamente definindo o campeonato.
Martí acabou ultrapassado por Durksen, que tomou o terceiro lugar na segunda volta, enquanto Hadjar voltou para a pista na segunda volta. Na frente, Bortoleto passou a abrir vantagem sobre Maini, chegando a 1,5 segundo de frente na quinta volta, mesmo momento em que Rafael Villagómez abandonou a corrida com problemas no carro da Van Amersfoort.
Durksen abriu ataque sobre Maini na sexta volta, mas não conseguiu a ultrapassagem, e acabou ultrapassado por Martí, que tinha pneus duros. O indiano, o paraguaio, Martins, Oliver Goethe, Oliver Bearman e Christian Mansell visitaram os boxes na volta 7, enquanto Bortoleto trocou pneus no giro seguinte, cedendo a ponta para Martí.
Bortoleto escapou da pista e acabou superado por Durksen e Martins, enquanto Hadjar foi aos boxes para trocar pneus. O brasileiro reclamou que tinha problemas nos freios na décima volta, mas logo voltou a andar no ritmo dos adversários. Na frente, Richard Verschoor superou Amaury Cordeel para tomar a segunda posição da corrida na volta 12.
Bearman passou por Goethe na volta 16, mas viu o rival recuperar a 12ª posição alguns metros depois, na 17ª volta. Na frente, Verschoor passou a pressionar Martí pela liderança da corrida, ainda que os dois precisassem parar nos boxes. Quem parou nos boxes começou a chegar no pelotão de quem largou com pneus médios, e Durksen e Martins passaram por Cian Shields na volta 17.
Na volta 18, Verschoor passou por Martí para tomar a liderança, enquanto Bortoleto passou por Shields, avançando para o nono lugar. Com 21 voltas, Paul Aron passou por Luke Browning, tomando o quarto posto da prova. Dois giros depois, Durksen passou, com dificuldades, Max Esterson para tomar o sexto lugar, enquanto Martins tomou o sétimo posto na sequência.
Com a parada de box de Esterson na volta 24, Bortoleto pulou para o oitavo lugar ainda no giro 24. Os três que já haviam parado nos boxes passaram a se aproximar de Browning com nove voltas para o final da prova, com Durksen passando na volta 26, com Martins e Bortoleto passando na sequência. Martí e Cordeel foram aos boxes no mesmo momento.
Verschoor foi aos boxes na 28ª volta, cedendo a ponta para Aron, enquanto Bortoleto encostou em Martins, em disputa que passou a valer a segunda posição após Aron visitar os boxes e passar a liderança para Durksen. Bortoleto passou por Martins na volta 29, tomando o segundo lugar. Verschoor, com bom ritmo no final de prova, tomou o quarto lugar ao passar por Bearman.
Durksen escapou da pista, mas não o suficiente para Bortoleto encostar. Verschoor passou por Martins na última volta, tomando o terceiro lugar. O paraguaio seguiu para vencer a corrida, seguido pelo brasileiro, campeão da F2, e por Verschoor.