Gabriel Bortoleto alcançou um feito dos mais difíceis nas categorias de base da Fórmula 1 neste final de semana. O brasileiro conquistou neste domingo (8) o título da Fórmula 2 em Abu Dhabi logo em sua temporada de estreia, repetindo o que fez em 2023 na Fórmula 3. É apenas a quarta vez desde 2010, ano de criação da GP3, atual F3, que um piloto vence no ano de estreia as duas categorias de forma seguida.
Após bater Isack Hadjar e Paul Aron nos Emirados Árabes Unidos, Bortoleto, que está garantido na F1 em 2025 com uma vaga na Sauber, igualou os feitos de Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri. Os três pilotos se destacam no atual grid da principal categoria do automobilismo mundial e triunfaram duas vezes cada nesta temporada.
Leclerc foi o primeiro a enfileirar os títulos dos dois mais importantes campeonatos de base do planeta. O monegasco foi campeão da GP3 em 2016, defendendo a ART Grand Prix, e levou o título inaugural da Fórmula 2 no ano seguinte, pela Prema. A estreia na F1 ocorreu em 2018, pela Alfa Romeo, atual Sauber.
Em 2017, Russell garantiu o título da GP3 também pela ART Grand Prix, fechando um tricampeonato da equipe, em sequência iniciada por Esteban Ocon em 2015. Em 2018, coube ao inglês dar o primeiro campeonato para a ART Grand Prix na “era Fórmula 2”, garantindo um lugar na Williams na F1 a partir de 2019.
Piastri, por sua vez, foi campeão da Fórmula 3 na temporada de 2020, já defendendo a Prema. O então piloto da academia da Alpine seguiu com a equipe italiana para seu primeiro ano na Fórmula 2, e também faturou o título logo em seu ano de estreia, em 2021. Após uma saída tumultuada da Alpine, o australiano estreou em 2023 na F1 pela McLaren.
Bortoleto teve grande temporada na Fórmula 3 em 2023, defendendo a Trident, garantindo o título ainda na classificação para a última etapa do campeonato, em Monza. Neste ano, o brasileiro migrou para a Invicta, e tomou a liderança do campeonato no Azerbaijão, não deixando mais este posto até o final da disputa. No ano que vem, o piloto de 21 anos vai estrear na F1 pela Sauber.