Em Barcelona, Jack Aitken vence pela primeira vez na Fórmula 2

Jack Aitken gerenciou uma série de períodos de safety car virtuais para conquistar sua primeira vitória no Campeonato de Fórmula 2 da FIA na Sprint Race em Barcelona, Espanha, assumindo a liderança no início da corrida e garantindo a segunda vitória do ART Grand Prix no final de semana, à frente de Alexander Albon, da DAMS, e Lando Norris, da Carlin.

Embora o circuito estivesse úmido após a chuva noturna e um curto período de chuvisco pela manhã, todos os pilotos começaram com slicks de compostos médios, já que não eram esperados mais pancadas de chuva. O pole Artem Markelov teve uma largada ruim, caindo pelo pelotão enquanto Aitken corria para a frente do pelotão à frente de Sergio Sette Camara, limpando uma primeira volta maluca atrás deles, enquanto Nyck de Vries escapava na curva 4 antes de Roberto Merhi sair na mesma curva.

Mantendo a cabeça fria, Aitken tinha encontrado uma vantagem de 3,3s sobre Sette Camara após a volta de abertura, o piloto britânico definindo as primeiras voltas rápidas antes do primeiro período do Virtual Safety Car ser introduzido por conta do carro parado de De Vries, o piloto da PREMA rodando na curva 10 antes de parar. No retorno da bandeira verde, Sette Camara espalhou na mesma curva permitindo a ultrapassagem de Albon e Norris, enquanto Aitken relargou com perfeição para assumir uma diferença de 11,7s sobre o piloto tailandês.

Um período completo de safety car surgiu pouco depois, com a dupla japonesa Tadasuke Makino e Nirei Fukuzumi entrincheirados na curva 3, que erradicou a liderança de Aitken quando os dois carros foram retirados da barreira. Aitken lidou com o reinício com habilidade, levando Albon a se aproximar antes de acelerar para manter sua liderança, deixando o piloto da DAMS nas garras da perseguição de Norris.

Albon e Norris começaram a se aproximar de Aitken depois que o piloto da ART espalhou brevemente, enquanto Luca Ghiotto se aninhou atrás do trio principal para se aproveitar de qualquer possibilidade. Se recompondo, Aitken reagiu com uma série de voltas mais rápidas para manter Albon fora do alcance do DRS, deixando Norris ocupando seus espelhos. Atrás deles, Sette Camara havia ficado um pouco para trás e o brasileiro foi vitimado pelo vencedor da primeira bateria em Barcelona, George Russell, antes de parar na lateral da pista com um problema mecânico – exigindo um segundo período do VSC para remover o Carlin.

Aitken aumentou sua diferença sobre Albon na volta 15, com Norris caindo perigosamente perto de Ghiotto. O piloto italiano agarrou o DRS na volta seguinte, mas estava muito longe para desafiar seriamente o terceiro lugar. Atrás, Russell estava caçando o par, trazendo-se para a zona de DRS de Ghiotto – delicadamente enfiando seu carro por dentro do piloto da Campos no início da 20ª volta para reivindicar o quarto lugar.

Com Albon tentando manter Norris longe, Aitken foi capaz de seguir em frente com uma vantagem de 2.8s antes de um terceiro safety car virtual, chamado para limpar o carro estacionado da MP Motorsport de Ralph Boschung depois de o piloto suíço ter sofrido um pesado travamento nas rodas tentando passar Santino Ferrucci, perfurando seu pneu dianteiro-esquerdo no processo. A corrida recomeçou com três voltas para o fim, Aitken voltando à frente mais uma vez, mas o britânico perdeu um segundo para Albon na penúltima volta. Forçando tudo, Aitken encontrou tempo em sua última volta para levar para casa sua primeira vitória na F2, com 1,5s sobre Albon, em segundo.

Norris ficou em terceiro, cerca de cinco segundos à frente de Russell, que conseguiu a volta mais rápida na última volta, enquanto Ghiotto estava mais para trás. Sean Gelael produziu uma impressionante exibição de ultrapassagem para chegar em sexto à frente de Antonio Fuoco. Nicholas Latifi lutou com unhas e dentes com Markelov para o ponto final, mesmo fazendo contato na penúltima curva, deixando o canadense para o oitavo lugar.

Deixando Barcelona na liderança do campeonato, Norris está com 80 pontos, 13 pontos à frente do segundo colocado Albon, enquanto Russell está cinco pontos a mais para trás, com 62. A Carlin lidera o campeonato com 126 pontos, 21 pontos à frente do ART Grand Prix, enquanto a DAMS tem 88 pontos em terceiro.

A próxima etapa da Fórmula 2 acontecerá em Mônaco de 24 a 26 de maio, e o famoso circuito de rua do Principado proporcionará um desafio único aos pilotos ao tentarem percorrer as barreiras estreitas e as curvas apertadas de Monte Carlo.

Confira o resultado da segunda bateria do GP da Espanha:

1) Jack Aitken (ART Grand Prix)
2) Alexander Albon (DAMS)
3) Lando Norris (Carlin)
4) George Russell (ART Grand Prix)
5) Luca Ghiotto (Campos)
6) Sean Gelael (PREMA)
7) Antonio Fuoco (Charouz)
8) Nicholas Latifi (DAMS)
9) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
10) Louis Deletraz (Charouz)
11) Santino Ferrucci (Trident)
12) Maximilian Gunther (Arden)
13) Arjun Maini (Trident)
14) Roy Nissany (Campos)
OUT) Roberto Merhi (MP Motorsport)
OUT) Ralph Boschung (MP Motorsport)
OUT) Sergio Sette Camara (Carlin)
OUT) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
OUT) Nirei Fukuzumi (Arden)
OUT) Nyck de Vries (PREMA)