F2: brasileiro Drugovich é campeão na Itália. Vips vence corrida Sprint

Felipe Drugovich é o novo campeão da Fórmula 2. O piloto da MP Motorsport abandonou a corrida que abriu a penúltima etapa da temporada 2022 da categoria de acesso à Fórmula 1, disputada no Autódromo Nacional de Monza, mas viu Théo Pourchaire terminar apenas em 17º. O resultado impossibilita o francês de alcançar o brasileiro na classificação do campeonato. A prova teve vitória de Juri Vips, piloto da Hitech.

O brasileiro da MP Motorsport largou da 12ª posição, mas se envolveu em um toque com Amaury Cordeel ainda no giro inicial, ficando com a suspensão danificada. Mesmo fora da prova, Drugovich viu Pourchaire não conseguir escalar o pelotão e terminar fora da zona de pontos, se tornando o primeiro brasileiro a conquistar o título da Fórmula 2.

A vitória na corrida ficou com Vips, que aproveitou uma relargada para superar Frederik Vesti. O dinamarquês da ART Grand Prix ficou com a segunda posição, enquanto Jehan Daruvala, da Prema, completou o pódio. Logan Sargeant, da Carlin, foi o quarto colocado, sendo seguido por Richard Verschoor, da Trident.

Marcus Armstrong, da Hitech, completou a prova na sexta posição. Liam Lawson, da Carlin, foi o sétimo ao final das 21 voltas, enquanto Jack Doohan, da Virtuosi, completou a zona de pontos na oitava colocação. Enzo Fittipaldi terminou a corrida na 12ª posição com um carro da Charouz.

A corrida foi marcada por uma bandeira amarela acionada logo na primeira volta, após Tatiana Calderón e Olli Caldwell baterem, no mesmo momento em que Drugovich abandonou a disputa.

A etapa da Itália da Fórmula 2 terá mais uma corrida neste domingo (11), com largada marcada para 5h05. Band, BandSports e o site da categoria no YouTube mostram a prova ao vivo.