F2 e F3 mudam sistema de pontuação para temporada de 2022

A Fórmula 2 e a Fórmula 3 apresentaram nesta quinta-feira (21) algumas mudanças em seu sistema de disputa para a temporada de 2022. As alterações se dão especificamente no formato de pontuação para o campeonato do ano que vem, que sofreu grande alteração em relação ao utilizado neste ano, especificamente na primeira corrida do final de semana.

Conforme anunciado anteriormente, as duas categorias deixam de realizar rodadas triplas e voltam a ter etapas com duas corridas por final de semana. Ainda haverá um treino livre e uma classificação, que determinará as posições para as corridas de domingo. Aqui há a primeira mudança, com o pole position das duas categorias faturando dois pontos, e não mais quatro.

Na Fórmula 2, o grid da corrida de sábado terá a inversão de posições dos dez melhores pilotos da classificação. Já a zona de pontos incluirá os oito melhores da corrida, com o vencedor marcando dez pontos, o segundo colocado, oito, o terceiro melhor, seis, até o décimo colocado, que marca apenas um ponto.

No caso da Fórmula 3, a regra será semelhante. Por ter um grid maior, a inversão de posições para a corrida de sábado levará em conta os 12 primeiros colocados da classificação. A zona de pontos da corrida será o top-10, com o vencedor faturando dez pontos, o segundo colocado, nove, até o décimo, que ganha um ponto.

A corrida do domingo não sofre alterações em nenhuma das duas categorias, e terá o mesmo sistema de pontuação usado na Fórmula 1, com o vencedor marcando 25 pontos. A melhor volta, tanto no sábado quanto no domingo, segue rendendo pontos, mas apenas um, e não dois, como ocorre neste ano. É necessário ainda que o dono da melhor volta esteja entre os dez primeiros colocado.

Com as alterações, a pontuação máxima que um piloto poderá alcançar numa etapa é de 39 pontos, número bem menor em relação a este ano, quando com as rodadas triplas e mais pontos para pole position e melhor volta, uma etapa paga 65 pontos.

A Fórmula 2 segue em disputa em 2021 e terá sequência no início de dezembro, com a etapa de Jedá, na Arábia Saudita. Já a Fórmula 3 encerrou sua temporada e viu Dennis Hauger ser o campeão.