Quem acompanhar a etapa do Catar da Fórmula 2 neste final de semana verá um grid bastante diferente em relação ao da última rodada dupla, disputada no Azerbaijão há mais de dois meses. Nada menos que quatro pilotos farão suas estreias na categoria no Circuito Internacional de Lusail, além de um velho conhecido ter trocado de equipe para este final de temporada.
A que mais chama atenção do público brasileiro é a saída de Enzo Fittipaldi do grid. O piloto, que venceu em Jeddah, mas sofreu com a Van Amersfoort durante a temporada, dará lugar à John Bennett, vice-campeão da GB3 e que testou com a equipe holandesa na Fórmula 3. Será a primeira participação do piloto na F2.
Na DAMS, Juan Manuel Correa não completará a temporada. O time escalou para as duas últimas etapas Dino Beganovic, sueco que esteve nos últimos dois campeonatos da F3 e que integra o Ferrari Driver Academy. Já na AIX Racing, Niels Koolen, holandês que disputou a Indy NXT neste ano e que correu duas etapas no lugar de Taylor Barnard, dá lugar a Cian Shields, que esteve na F3.
Quem também vai dar seus primeiros passos na F2 neste final de semana é Max Esterson, piloto que também chega da F3. O inglês correrá pela Trident no lugar de Richard Verschoor. Mas o holandês, veterano na categoria de acesso, não ficará de fora do final da temporada, uma vez que vai substituir Dennis Hauger na MP Motorsport.
Ainda haverá uma nova alteração no grid para a próxima etapa, em Abu Dhabi. Isso porque Zane Maloney, terceiro colocado na classificação, não correrá nos Emirados Árabes Unidos por conta da etapa de abertura da Fórmula E, em São Paulo (SP). Assim, o piloto de Barbados e que defende a Rodin será substituído por Leonardo Fornaroli, campeão da F3 neste ano.
A etapa do Catar da F2 terá suas corridas no sábado, às 13h20, e no domingo, às 9h20.