O fã de automobilismo acaba tendo sua atenção voltada especialmente para as grandes categorias. Todos acompanham com ansiedade e possibilidade de termos as corridas de volta, mesmo que seja em portões fechados. Entretanto, cabe questionar: e as categorias de base?
Em sua grande maioria, estes campeonatos estão atrelados a estes maiores, para otimizar custos e tempo. Desta forma, acabam vinculados a decisões tomadas “de cima” para ver quais são as ações a tomar.
Os calendários estão em constante avaliação. E temos situações bastante diversas. Até agora, onde parece mais provável a possibilidade de alguma atividade voltando é na China, onde a pandemia teve início. O começo da temporada da F4 está previsto para 24 de maio. No Japão, onde tivemos testes da Super Fórmula (com a participação de Sergio Sette Câmara) em março, a temporada tem previsão de começar em junho, a mesma para a F3.
A Europa segue na dúvida. Esta semana, a Inglaterra anunciou o início da temporada da F4 em julho. A F3 Regional tem prova marcada para Vallelunga (Itália) em 14 de junho, mas esta depende da retomada das atividades. A Renault Eurocup ainda não soltou seu calendário revisado, mas corridas como Silverstone (10 a 12/05), Monaco (23 a 26/05) e Paul Ricard (31 a 02/06) soam como totalmente improváveis a esta altura. Itália, França e Alemanha ainda não se posicionaram.
As F2 e F3, não se ouve nada sobre. Como são provas que estão atreladas à F1, dependem de um posicionamento do calendário da “nave-mãe” para ver o que acontece. Cabe lembrar que estiveram no Bahrein no início da crise e vários pilotos acabaram “presos” por quarentena. A F1 fala em fazer corridas em portões fechados e com pessoal reduzido. Nessa conta entra as categorias de base? É algo que não está claro até o momento.
Diante da indefinição, a vida segue: o que mais temos visto são os pilotos trabalhando nos simuladores, participando das mais diversas formas de competições, e tentando manter a atividade física, bem como trabalhar os aspectos mentais para estar preparados.
Só que há um problema grave: do que adianta pilotos estarem preparados se as equipes poderão quebrar? Se a F1 fala em redução de orçamento, apoio do governo para pagar salários e até ajuda dos organizadores com adiantamentos, o que pensar para as menores?
Para uma ideia da situação, Trevor Carlin, dono da equipe de seu sobrenome e que tem um escopo de atuação que vai da Fórmula Indy até o Europeu de Protótipos, incluindo várias categorias de base, avisa que muitos times não sobreviverão à pandemia. Ele mesmo se demonstrava como exemplo: em março, começaria a rever pagamentos e reavaliaria o seu programa para 2020.
Boa parte dos times das principais categorias de base estão na Europa e encontram-se com capacidade quase zero de trabalho graças aos fechamentos decretados pelos governos locais. Sem corridas, muitos pagamentos não estão sendo feitos ou postergados. Por este motivo, não se pode afastar a concretização do que Carlin falou. Poderemos ver categorias com caras e times diferentes quando tudo recomeçar. Ou até mesmo categorias em situação de repensar a sua continuidade.
No caso brasileiro, isso acaba por abrir uma preocupação: 2020 tem uma linha muito promissora para alinhar e esta evolução pode ser prejudicada por conta das indefinições no cenário. E como nós fãs, só resta aguardar para ver quais são os ventos que virão à frente.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #8 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Entrevista com Sérgio Sette Câmara, alterações na pontuação de superlicença e novo calendário do Mundial de Endurance. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: F1Mania.net Pro eSports Race – 1ª edição
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.