Ayumu Iwasa venceu neste domingo (20) a corrida de encerramento da temporada 2022 da Fórmula 2, disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O japonês da DAMS largou da liderança e segurou o ataque de Felipe Drugovich nas voltas finais para vencer no autódromo localizado nos Emirados Árabes Unidos.
A segunda posição ficou com Drugovich, que garantiu para a MP Motorsport o título de equipes da F2 em 2022. Liam Lawson, com um carro da Carlin, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Dennis Hauger, quarto colocado com o carro da Prema. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Logan Sargeant, piloto da Carlin que conseguiu os pontos para a superlicença da F1.
Amaury Cordeel, com o carro da Van Amersfoort, cruzou a linha de chegada na sexta colocação, terminando logo à frente de Richard Verschoor, piloto da Trident. Juri Vips terminou em oitavo com a Hitech, terminando logo à frente de Marcus Armstrong, seu companheiro de equipe. Roy Nissany, da DAMS, completou a lista dos dez melhores em Abu Dhabi.
Enzo Fittipaldi, que largou da 15ª colocação com o carro preparado pela Charouz, apostou em uma estratégia em que largou usando pneus médios no início da prova, retardando seu pit stop obrigatório para a parte final da corrida. A estratégia fez com que o brasileiro chegasse a andar em segundo, mas terminou com o 14º lugar.
A temporada 2022 da F2 termina com Felipe Drugovich campeão com 265 pontos, contra 164 de Théo Pourchaire em segundo com 164. Liam Lawson, com 149, termina o ano com o terceiro lugar, sendo seguido por Logan Sargeant, quarto com 148. O grupo dos cinco melhores foi completado por Ayumu Iwasa, com 141. Enzo Fittipaldi termina o ano na oitava posição, somando 126 pontos.
Entre as equipes, o título ficou com a MP Motorsport, somando 305 pontos, contra 297 da Carlin, a segunda colocada. A ART Grand Prix terminou com a terceira posição com 281, sendo seguida por Prema, com 241, e Hitech, com 207. A Charouz, equipe de Enzo Fittipaldi, fez 130 pontos e foi a oitava colocada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.