Josep María Martí venceu neste sábado (7) a corrida Sprint da decisão da temporada 2024 da Fórmula 2, disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O piloto da Campos Racing tomou a liderança logo na largada nos Emirados Árabes Unidos e não foi mais ameaçado pelos adversários, ficando com a vitória.
A segunda posição com Gabriel Bortoleto, que largou da nona posição e escalou o pelotão logo no início da disputa, terminando pouco mais de dois segundos atrás de Martí. O pódio foi completado por Oliver Bearman, quarto na pista, mas beneficiado pela desclassificação de Paul Aron, que teve detectada horas depois da corrida uma irregularidade no DRS do carro da Hitech. Dino Beganovic foi o quarto colocado.
Isack Hadjar, que chegou a cair para décimo na largada, terminou em quinto com a Campos Racing, terminando à frente de Luke Browning, sexto com a ART Grand Prix. Richard Verschoor, da MP Motorsport, foi o sétimo, com Jak Crawford, da DAMS, fechando a zona de pontos com a oitava posição.
A corrida principal que definiria o campeão da temporada 2024 será disputada neste domingo (8), a partir das 6h25.
A corrida começou com Josep María Martí tomando a liderança, sendo seguido por Kush Maini, que pulou para o segundo lugar, sendo seguido por Amaury Cordeel, que despencou para a terceira posição. Gabriel Bortoleto avançou para a quinta posição, ficando atrás de Joshua Durksen. Atrás, Paul Aron subiu para sexto, enquanto Isack Hadjar caiu para décimo.
Na segunda volta, o francês da Campos Racing, passou por Ritomo Miyata, tomando a nona posição. No giro seguinte, foi a vez de Bortoleto superar o paraguaio da AIX Racing, avançando para o quarto lugar. No quarto giro, o brasileiro passou por fora por Cordell, entrando em posição de pódio. Rapidamente o líder do campeonato chegou em Maini, que passou a vender caro a ultrapassagem.
A ultrapassagem de Bortoleto sobre Maini veio na sexta volta, enquanto Cordeel quase atingiu o carro de Maini, conseguindo a ultrapassagem pouco depois. O indiano passou a ser escalado, e perdeu posições para Aron e Durksen, caindo para o sexto lugar na nona volta de disputa. Sem ritmo, o indiano despencou para nono, sendo superado por Hadjar no nono giro.
Aos poucos, Bortoleto começou a se aproximar de Martí, cortando a diferença para três segundos com 12 voltas. Oliver Bearman, por sua vez, foi advertido por conta dos limites de pista. Hadjar passou a atacar Dino Beganovic pelo sétimo lugar, mas viu o sueco se defender. Atrás dos dois, se formou um pelotão que tinha ainda Miyata, Luke Browning, Oliver Goethe e Richard Verschoor.
Cordeel, em terceiro, escapou da pista na volta 17, e viu Aron se aproximar para brigar por essa posição, trazendo consigo Durksen. O piloto belga permitiu a ultrapassagem de Aron, e acabou se tocando com o paraguaio, que rodou, se direcionando aos boxes. Hadjar se beneficiou, avançando para o sétimo lugar. Bearman acabou punido em cinco segundos por conta dos limites de pista.
Hadjar passou a se aproximar de Cordeel, que acabou punido em dez segundos pelo toque em Durksen. O francês fez a ultrapassagem e tomou o sexto lugar. Na frente, Martí seguiu para vencer, seguido por Bortoleto e Aron, que deixou a disputa do título com esse resultado. Aron acabou em sexto.
O campeonato será decidido amanhã às 6h20 (horário de Brasília, GMT -3) com transmissão ao vivo do F1 TV Pro e da Band, em tempo real via texto pelo F1MANIA.NET.
Horas depois do encerramento da corrida, Paul Aron foi desclassificado por uma irregularidade no DRS, o que beneficiou Hadjar, que subiu para o quinto lugar, somando mais um ponto.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.