Victor Martins conquistou nesta sexta-feira (6) a pole position para a disputa da etapa de encerramento da temporada 2024 da Fórmula 2. Na classificação realizada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, o francês, piloto da ART Grand Prix, registrou na melhor das suas voltas 1min35s745, ficando com a posição de honra na decisão do campeonato.
Gabriel Bortoleto, líder da Fórmula 2 e piloto da Invicta, vai largar da segunda posição, distante 0s035 do tempo de Martins. Paul Aron, com um carro da Hitech, vai largar da terceira posição no domingo, dividindo a segunda fila com Isack Hadjar, quarto com a Campos Racing. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Dino Beganovic, da DAMS.
Kush Maini, com o segundo carro da Invicta, fechou a sessão com a sexta posição, enquanto Josep María Martí foi o sétimo melhor da classificação com a Campos Racing. Ritomo Miyata, da Rodin, largará em oitavo na corrida de domingo, com Joshua Durksen, da AIX Racing, em nono. Amaury Cordeel, da Hitech, foi o décimo e largará na frente na corrida Sprint de sábado.
A sessão contou com um acionamento da bandeira vermelha. Quando restavam 4min19s para o encerramento, Rafael Villagómez ficou parado na pista com o carro da Van Amersfoort, forçando a interrupção da atividade que definiu as posições de largada no circuito de Yas Marina.
A corrida Sprint em Yas Marina será disputada neste sábado (7), a partir das 9h15, enquanto a corrida que fecha a temporada e define o campeão da F2 está marcada para 6h25 de domingo.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
Confira como foi a classificação
A classificação em Abu Dhabi começou às 8h pelo horário de Brasília com 28ºC de temperatura ambiente e 57% de umidade no ar. O asfalto estava em 39°C no início da sessão. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos foram para a pista. Com cinco minutos de sessão, Dino Beganovic colocou a DAMS na frente com 1min56s085, sendo seguido por Jak Crawford, seu companheiro de equipe.
Pouco depois, Leonardo Fornaroli, estreante do final de semana, avançou para a primeira posição com 1min36s876 com um carro da Rodin. Victor Martins, então, avançou para a ponta com a ART Grand Prix. Gabriel Bortoleto se colocou em segundo, enquanto Isack Hadjar marcou somente o 14º tempo em seu primeiro giro na sessão.
Martins tornou a melhorar seu tempo, marcando 1min36s191, enquanto Paul Aron avançou para terceiro, ficando atrás também de Andrea Kimi Antonelli. Bortoleto, então, tomou a liderança com 12 minutos de sessão ao marcar 1min36s050, enquanto Hadjar marcou o quinto tempo, 0s400 distante do brasileiro da Invicta.
Após 15 minutos, todos os pilotos foram aos boxes para trocarem os pneus e fazerem ajustes em seus carros. O silêncio foi quebrado quando restavam 12 minutos para o encerramento da sessão, e pouco depois todos estavam na pista realizando suas voltas de aquecimento. Martins melhorou seu tempo e chegou aos 1min35s745, seguido agora por Hadjar. Aron avançou para o quarto posto.
Com quatro minutos para o final, Bortoleto se colocou em segundo, 0s035 atrás de Martins. A bandeira vermelha foi acionada restando 4min19s após Rafael Villagómez ficar parado na pista. A sessão foi retomada após alguns minutos, com Bortoleto sendo o primeiro a deixar os boxes e partir para a pista em Abu Dhabi. Hadjar, por sua vez, esperou mais tempo para deixar os boxes.
Bortoleto não conseguiu melhorar seu tempo na volta rápida, o que ocorreu com Martins. Aron avançou para terceiro, seguido por Hadjar. Assim, Martins ficou com a pole position