F2: saiba o que há em jogo na última etapa, em Abu Dhabi

Depois de um hiato de mais de dois meses sem acelerar, a Fórmula 2 retorna às pistas com o dever de realizar as duas últimas corridas desta temporada, no circuito de Yas Marina, localizado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Ainda que já tenha decidido o campeão em setembro, quando coroou o brasileiro Felipe Drugovich em Monza, na Itália, duas grandes batalhas precisam de um ponto final.

Uma se refere a quem completará o top-3 do campeonato de pilotos. O segundo lugar é ocupado por Theo Pourchaire, da ART Grand Prix, mas a disputa acirrada se concentra no terceiro lugar. Este tem como dono atualmente Logan Sargeant, com 135 pontos. Logo em seguida, nos quarto, quinto e sexto lugares estão, respectivamente, Jack Doohan, Jehan Daruvala e Enzo Fittipaldi, de modo que os três estão empatados com 126 pontos.

Sargeant é cotado para assumir o assento livre da Williams em 2023, no lugar de Nicholas Latifi. Para isso, o estadunidense precisa da superlicença. Após completar 100 km em Interlagos, no último sábado (12), Logan conta com 29 pontos, faltando 11 pontos para alcançar a qualificação que o permite se tornar um piloto de F1. Esta pontuação faltante pode ser angariada se o piloto da Carlin terminar a temporada da F2 entre, pelo menos, os seis primeiros.

A posição de terceiro no campeonato é, portanto, confortável para Sargeant, porém existe um piloto que a deseja: Enzo Fittipaldi. Anunciado como mais novo membro da academia de pilotos da Red Bull no ano que vem, Fittipaldi, que defende a Charouz na F2, busca o terceiro lugar para assim terminar o ano em alta e colocar um sorriso no rosto de um de seus novos mentores, Helmut Marko.

Outro enredo que precisa se decidir é a equipe campeã de 2022. Se houve dominância no campeonato de pilotos, o mesmo não acontece no das equipes. De acordo com dados da F2, houve cinco trocas na posição de líder do campeonato de equipes.

A temporada começou com a Carlin sendo líder, na etapa seguinte a Hitech GP tomou esta posição, mas, ao fim da terceira etapa, em Ímola, a MP Motorsport, equipe de Drugovich, assumiu a liderança e lá ficou por seis etapas.

Na França, a ART GP tomou o topo da tabela e garantiu este lugar por três etapas, até que em Zandvoort, na Holanda, a MP Motorsport reassumiu a liderança. Agora, as equipes holandesa e francesa desembarcam no circuito de Yas Marina empatadas, com 281 pontos. Que vença a melhor em pista.

A F2 começa a acelerar nesta sexta-feira (18) às 4h35 com treino livre, a classificação acontece no mesmo dia às 8h30. No sábado, será realizada a corrida rápida às 7h20, enquanto no domingo a categoria encerra as atividades com a última corrida da temporada às 6h. A transmissão é feita pelo BandSports.