Yuki Tsunoda venceu neste sábado (5) a primeira corrida da etapa decisiva da Fórmula 2, disputada no anel externo do circuito de Sakhir, no Bahrein. O piloto da Carlin largou da pole position, mas foi superado por Nikita Mazepin na largada, precisando se recuperar ao longo da corrida. O troco veio na 44ª das 48 voltas, valendo a vitória ao japonês.
A segunda posição ficou com Guan Yu Zhou, piloto da UNI-Virtuosi que fez uma corrida de recuperação, mas que acabou 5,6 segundos atrás de Tsunoda por tomar uma punição de cinco segundos ao não respeitar o limite de velocidade nos boxes. Nikita Mazepin, da Hitech, foi o terceiro, após travar um duelo dos mais nervosos com Felipe Drugovich, quarto com a MP Motorsport. O lance será investigado pelos comissários.
Robert Shwartzman, da Prema, completou a prova em quinto, sendo seguido por Callum Ilott, piloto da UNI-Virtuosi que ainda luta pelo título. Jehan Daruvala, da Carlin, foi o sétimo, sendo seguido pelo líder do campeonato, Mick Schumacher, também da Prema. Dan Ticktum acabou em nono com a DAMS, enquanto Pedro Piquet, da Charouz, foi o décimo, levando um ponto. Guilherme Samaia acabou em 22º com o carro da Campos Racing.
Após a corrida deste sábado, Mick Schumacher segue na liderança da Fórmula 2, agora com 213 pontos, contra 199 de Ilott, o segundo colocado. Apenas os dois têm chances de título restando uma corrida para o final da temporada. Yuki Tsunoda, com 186, é o terceiro colocado. Felipe Drugovich é o nono, com 117, Pedro Piquet, com três pontos, é o 20º, e Guilherme Samaia ainda não pontuou.
A corrida que encerra a temporada 2020 da Fórmula 2 está marcada para este domingo (6), às 9h20, com transmissão do canal da Fórmula 1 no YouTube.