O piloto apoiado pela Mercedes, George Russell, arrebatou a pole position para a corrida de sábado na Fórmula 2, no Autódromo de Monza, derrotando Sergio Sette Camara por apenas 0,054s.
A sessão foi com pista seca, após a chuva matinal da sexta-feira, permitindo o uso do pneu supermacio da Pirelli, com Russell aproveitando para registrar o melhor tempo de 1:31.546.
O piloto de ART e líder do campeonato, ampliou sua vantagem de pontos sobre Lando Norris, para nove pontos, graças aos quatro pontos adicionais concedidos pela pole, enquanto o britânico apoiado pela McLaren, começa em sétimo.
Alexander Albon, da DAMS, cruzou a linha de chegada para marcar um tempo de 1m 31.889, ficando em terceiro, a 0.343s atrás de Russell. Artem Markelov completa a segunda linha.
Nicholas Latifi garantiu que os dois pilotos da DAMS ficassem entre os cinco primeiros ao bater Antonio Fuoco, da Charouz, que se classificou em sexto, mas será punido perdendo três posições, caindo para nono, com isso promovendo, Norris, Arjun Maini e Luca Ghiotto.
O companheiro de equipe de Fucco, Louis Deletraz, completou o top ten.