Giovinazzi larga em último e vence em Monza na corrida 1 da GP2

Após ter sido punido e largar em último na primeira corrida da GP2, no lendário circuito veloz de Monza, o piloto italiano soube de maneira arrojada garantir uma vitória magnífica e ser muito aplaudido no momento do pódio. O líder do campeonato e pole position, o francês Pierre Gasly terminou na quarta posição e mantém a liderança da classificação.

 

A corrida deste sábado (3) válido pela rodada dupla em Monza teve como pole o líder do campeonato, Pierre Gasly da equipe Prema largando sem muitos problemas ao manter a ponta. No começo o francês sofreu pressão do russo Artem Markelov da equipe Rússia Time, mas o próprio cometeu erros de tangência ao escapar e perder a segunda posição para Artur Pic da Rapax. Antonio Giovinazzi que largou no fim do grid após ter sido punido por causa na pressão dos pneus fazia sua prova de recuperação, já figurando em 18º lugar no princípio em Monza.

Gasly abria vantagem e seguia firme na ponta e buscando se distanciar de Pic e Markelov, todavia o francês que é piloto de testes da Red Bull (RBR) na Fórmula 1 não conseguia abrir tanta diferença em relação ao segundo e terceiro colocado. Tanto que Pic passou a duelar pela ponta contra Gasly. Mas depois de algumas voltas seu ritmo melhorou e o francês recuperou espaço garantindo uma boa folga na liderança da prova. Neste instante, a briga passou a ser mais emocionante era mesmo pelo segundo lugar entre Pic e Markelov, num duelo acirrado onde na sétima volta os dois pilotos quase se tocaram e o azar ficou com o russo ao cair da terceira para sexta posição.

Na disputa direta entre Pic e Markelov, o francês acabou recebendo uma punição dos comissários de cinco segundos no tempo após ter passado pela chicane ao final da reta dos boxes e levar vantagem na manobra. Logo começaram as trocas de pneus na oitava volta com Sergey Sirotkin da ART como primeiro carro em ir aos boxes efetuar sua parada. A maioria dos pilotos também tomaram a mesma atitude trocando os pneus macios pelos compostos médios. O líder Gasly entrou para fazer sua parada na volta 13 e quem assumiu a ponta foi Raffaele Marciello companheiro de Markelov que chamou a atenção com manobrar ousadas e saindo da pista por três vezes em disputa por posições perdendo terreno após ter feito um princípio arrasador.

Na volta 16, um acidente causou a entrada do safety car quando Pic e Sérgio Canamasas correndo pela equipe Carlin bateram na curva di Lesmo quando o francês estava por fora da tangencia e levou uma bela trancada de Canamasas ao ser arremessado de cabeça para baixo e ambos pararem na caixa de brita e fim de corrida na sequência. O espanhol nada sofreu. Com o safety car na pista, os competidores que ainda não tinham feito suas trocas aproveitaram a chance e logo fizeram as mudanças dos compostos de pneus no pitstop obrigatório da corrida 1. Giovinazzi obteve enorme vantagem depois de ter largado em último e retornado em terceiro lugar, atrás apenas de Marciello e do sueco Gustav Malja da escuderia Rapax e na frente do rival pela disputa do título da temporada e companheiro de equipe Gasly que estava em quarto lugar.

A relargada aconteceu na volta número 24 com Marciello buscando abrir vantagem sobre os pilotos que vinham atrás na luta direta pela vitória. Gasly em quarto acabou perdendo tempo ao ser atrapalhado por Sean Gelael da Campos que tomava uma volta dos ponteiros. Foi na parte final que com ritmo forte de Giovinazzi garantiu boas disputas. O italiano logo partiu para cima de Malja e assumiu o segundo lugar. O duelo reunindo dois pilotos italianos em Monza levantou o público nas arquibancadas faltando uma volta para o final da prova e com extremo arrojo e muita coragem, Giovinazzi ultrapassou Marciello na freada da chicane para assumir a ponta e receber a bandeira quadriculada e vibrar com maestria sua vitória em casa no lendário circuito. Marciello garantiu a dobradinha italiana com Malja fechando em terceiro o pódio. Gasly acabou em quarto lugar e saiu derrotado pelo fato de não ter ido ao pódio e ver o principal rival vencer.

No momento do pódio muitos aplausos para Antonio Giovinazzi ao conquistar sua quarta vitória no ano e passar a ser o piloto com mais vitórias e encostar na luta pelo título com Gasly que lidera o campeonato da GP2 agora com 162 pontos, seguido por Giovinazzi marcando 154 e Marciello fazendo 138 pontos. A corrida 2 será neste domingo (4) em mais uma rodada dupla como preliminar da Fórmula 1 em Monza.