Liam Lawson foi desclassificado da segunda corrida da etapa de Mônaco da Fórmula 2, disputada na madrugada deste sábado (22) em Monte Carlo, e perdeu a vitória obtida na pista. Uma irregularidade técnica foi encontrada na vistoria pós-corrida, causando a desclassificação do neozelandês da Hitech. Dan Ticktum, piloto da Carlin, herdou a vitória.
Os pilotos são obrigados a usar um determinado mapa de aceleração durante as voltas de formação e na largada, até que o carro alcance os 50 km/h. Isso não foi seguido por Lawson, e acabou descoberto pelos comissários de prova, causando a exclusão do neozelandês.
Sem Lawson, todos os pilotos que completaram a corrida ganharam uma posição. Ticktum herdou a vitória, sendo seguido por Oscar Piastri e Jüri Vips. Robert Shwartzman, piloto da Prema, avançou ao décimo lugar e faturou mais dois pontos, já que fez a volta mais rápida da prova, mas estava fora do top-10 até então.
A Fórmula 2 ainda contará com mais uma corrida em Mônaco neste sábado, marcada para 12h10, com transmissão ao vivo do BandSports. Théo Pourchaire, mais rápido da classificação realizada na quinta-feira, largará da pole position logo mais.