A organização da Fórmula 2 e da Fórmula 3 anunciaram nesta quarta-feira (18) que as etapas da Espanha das duas categorias passarão a ser realizadas no circuito que será montado nas ruas de Madri, capital espanhola, entre o período de 2026 e 2035, seguindo a Fórmula 1. A medida se dá pela mudança do local da prova da categoria máxima, que sairá do Circuito de Barcelona, em Montmeló.
O evento passará a ser realizado nas ruas do centro de exposições IFEMA MADRID, e passará por regiões próximas ao aeroporto da capital espanhola, o Madrid-Barajas. O acordo para que as categorias de base também corressem neste circuito foi assinado por Bruno Michel, CEO da F2 e da F3, Luís García Abad, organizador do evento, e membros do IFEMA MADRID.
“Estou muito feliz em levar a F2 e a F3 para Madri, uma nova praça emocionante. É importante que jovens pilotos e nossos campeonatos corram o máximo possível em pistas da F1. Com a adição de Madri ao calendário da F1, era lógico que F2 e F3 a seguissem. Estou ansioso para que nossos carros proporcionem aos espectadores corridas emocionantes”, disse Michel.
“Nós, do IFEMA MADRID, estamos muito orgulhosos em levar a F2 e a F3 para nosso GP ao lado da F1, pois nosso objetivo é fazer do GP da Espanha o melhor evento possível entre 2026 e 2035. A F2 e a F3 são categorias vitais para o futuro do esporte, pois elas produzem futuras estrelas para a F1. Isso torna o GP da Espanha ainda mais imperdível”, disse José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo do IFEMA MADRID.
Vale lembrar que o Circuito de Barcelona, que recebe a F1 desde 1991 e a F2 e a F3, em suas atuais fases, desde a criação das categorias, estará também no calendário até 2026, o que sugere a realização de duas corridas em território espanhol para aquele ano. O futuro da pista com a maior categoria do esporte a motor mundial depois deste período, porém, é incerto.