Nyck de Vries venceu a corrida principal da Fórmula e na Hungria, superando Lando Norris, enquanto o líder do campeonato, George Russell, abandonou com problemas em seu carro.
Foi uma corrida mista, com Norris liderando em condições molhadas e depois De Vries dominando quando a pista secou.
Norris era o sexto no grid, que acabou sendo uma quinta posição quando Russel foi forçado a largar dos boxes com problemas na embreagem, mas o júnior da McLaren não largou bem e caiu para o fim do grid.
No entanto, logo ficou evidente que Norris tinha um ritmo significativamente superior no molhado e começou abrir caminho pelo grid.
Numa pista onde a ultrapassagem é notoriamente difícil, Norris conseguiu fazer boas ultrapassagens em curvas como a 2 sobre Antonio Fuoco e Jack Aitken, na 13 sobre Luca Ghiotto, na 8 em De Vries e depois assumindo a liderança do seu companheiro de equipe, o brasileiro Sérgio Sette na curva 9.
Ele então era três segundos mais rápido que Sette e, mantendo a mesma vantagem por três voltas, a diferença já era de mais de 10 segundos.
Sette brigou mas foi ultrapassado por De Vries, Fuoco e Aitken antes de ser o primeiro piloto a ir para os boxes trocar pelos pneus slicks.
O restante do grid seguiu o exemplo nas três voltas seguintes, e Norris saiu com uma vantagem de 12,9s sobre De Vries quando todos os pilotos fizeram suas trocas.
Mas Norris não manteve sua vantagem com os slicks e De Vries tirava a diferença volta a volta, caindo para menos de 10 segundos, quando Norris quase rodou na curva 1.
De Vries manteve o ritmo superior e logo colou em Norris, ultrapassando o piloto da Carlin na curva 8 para vencer por mais de 16 segundos de vantagem.
Norris também era mais lento que Sette nas voltas finais, assim como Fuoco. Foi então que o brasileiro tentou uma manobra por fora da curva 11 na penúltima volta e depois novamente na última volta, sem sucesso.
Fuoco pressionava Norris e tentou por fora do britânico na penúltima curva, mas acabou sendo atingido por Sette.
Ele ainda terminou em terceiro, com Sette caindo para a sétima posição, depois de receber uma penalidade de 10 segundos, perdendo posições para Aitken, Alexander Albon e Ghiotto.
Norris manteve a segunda posição e reduziu sua desvantagem para Russel no Mundial para 19 pontos, com o abandono no piloto da ART causado por uma falha de motor após largar dos boxes.
Artem Marlelov vai largar na pole da corrida de Sprint amanhã terminando em oitavo, seguido pelos japoneses Tadasuke Makino e Nirei Fukuzumi, completando os dez melhores.
Corrida Principal – Fórmula 2 Hungria:
1) Nyck de Vries (Pertamina Prema Theodore Racing)
2) Lando Norris (Carlin)
3) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)
4) Jack Aitken (ART Grand Prix)
5) Alexander Albon (DAMS)
6) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
7) S.S.Câmara (Carlin)
8) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
9) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
10) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
11) Roberto Merhi (MP Motorsport)
12) Arjun Maini (Trident)
13) Sean Gelael (Pertamina Prema Theodore Racing)
14) Alessio Lorandi (Trident)
15) Roy Nissany (Campos Vexatec Racing)
16) M.Günther (BWT Arden)
17) Louis Delétraz (Charouz Racing System)
18) Ralph Boschung (MP Motorsport)
OUT) Nicholas Latifi (DAMS)
OUT) George Russell (ART Grand Prix)