Oliver Rowland supera Artem Markelov para vencer primeira bateria em Abu Dhabi

Oliver Rowland, da DAMS, superou o rival Artem Markelov, da Russian Time, para vencer a penúltima bateria da temporada 2017 da Fórmula 2 no circuito de Yas Marina.

Roland permaneceu entre os líderes durante a fase inicial, enquanto Markelov manteve sua vantagem saindo da pole, com ambos adotando a estratégia de pneus supermacios/macios.

Nyck de Vries, que largou da segunda posição, andou numa estratégia alternativa (macios/supermacios) e assumiu a liderança pouco antes dos pilotos que largaram com os pneus de banda vermelha irem aos boxes quando a janela de paradas foi aberta.

De Vries, porém, foi encurralado por Charles Leclerc, também numa abordagem macios/supermacios, com o já condecorado campeão tendo escalado o pelotão partindo da sexta posição do grid.

Leclerc estendeu sua vantagem sobre De Vries na ponta, enquanto Rowland ultrapassou Markelov na Curva 8 depois de suas respectivas paradas, enquanto ambos trabalhavam para abrir caminho pelos oponentes que ainda não tinham feito suas paradas.

O monegasco manteve uma vantagem de cerca de 26 segundos para Rowland, mas sofreu com seus pneus próximo ao fim do seu ‘stint’, permitindo Rowland diminuir sua desvantagem para 19 segundos, ajudando o britânico a encontrar ar limpo.

Como resultado disto, Rowland confortavelmente assumiu a liderança quando Leclerc parou a oito voltas do final, enquanto Markelov gradualmente caiu para trás do piloto da DAMS durante a fase final, com Leclerc ficando em terceiro.

Leclerc, com os pneus supermacios novos, conseguiu diminuir a vantagem de Markelov antes dos seus pneus ficarem gastos, e na última volta ele tirou o pé para permitir que seu companheiro de equipe Antonio Fuoco assumisse a terceira posição.

Fuoco acabou perdendo muitas posições na primeira volta, mas conseguiu voltar ao pelotão e progrediu depois da fase de pit-stops, antes de receber de presente uma posição no pódio.

Luca Ghiotto foi quinto pela Russian Time, tendo superado De Vries na última volta, enquanto Nicholas Latifi superou Nobuharu Matsushita durante a fase final pela sétima posição.

Alexander Albon surgiu do fim do pelotão para terminar em nono, cravando a volta mais rápida da corrida durante sua recuperação, enquanto Jordan King conquistou o último ponto ao completar o top 10.

O campeão da F-3 Europeia, Lando Norris, completou apenas cinco voltas em sua estreia na F2 antes de abandonar graças a um problema em seu motor.

A corrida deste domingo, última de 2017, será disputada a partir das 8h10 (horário de Brasília).

Confira o resultado da primeira bateria em Abu Dhabi:

1) Oliver Rowland (DAMS)
2) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
3) Antonio Fuoco (Prema Racing)
4) Charles Leclerc (Prema Racing)
5) Luca Ghiotto (RUSSIAN TIME)
6) Nyck de Vries (Racing Engineering)
7) Nicholas Latifi (DAMS)
8) N.Matsushita (ART Grand Prix)
9) Alexander Albon (ART Grand Prix)
10) Jordan King (MP Motorsport)
11) S.S.Câmara (MP Motorsport)
12) Louis Delétraz (Rapax)
13) Gustav Malja (Racing Engineering)
14) Alex Palou (Campos Racing)
15) Norman Nato (Pertamina Arden)
16) Santino Ferrucci (Trident)
17) Sean Gelael (Pertamina Arden)
18) Roberto Merhi (Rapax)
OUT) Lando Norris (Campos Racing)
OUT) Nabil Jeffri (Trident)