Oscar Piastri venceu neste domingo (12) a terceira corrida da quinta etapa da Fórmula 2, disputada no Autódromo Nacional de Monza, na Itália. O piloto da Prema assumiu a liderança definitivamente na 23ª das 30 voltas da prova, após Dan Ticktum, que retardou a parada obrigatória nos boxes, fazer sua parada. O australiano, então, se sustentou na frente para vencer.
A segunda posição ficou com Guan Yu Zhou, piloto da UNI-Virtuosi que tentou um ataque na última relargada da corrida, na volta 25, sem conseguir a ultrapassagem. Ticktum, com um carro da Carlin, ainda cruzou a linha de chegada em terceiro, completando o pódio. Théo Pourchaire foi o quarto com a ART Grand Prix, enquanto Jehan Daruvala, com outro carro da Carlin, fechou o top-5.
Robert Shwartzman terminou a prova com a sexta posição com um equipamento da Prema, sendo seguido por Richard Verschoor e Lirim Zendeli, pilotos da MP Motorsport que foram sétimo e oitavo colocados, respectivamente. Roy Nissany, da DAMS, foi o nono, enquanto Marcus Armstrong, companheiro de equipe do israelense, foi o décimo.
Enzo Fittipaldi fez ótima corrida, mas terminou em 12º com a Charouz, após sofrer um acréscimo de cinco segundos ao tempo final de corrida por uma saída perigosa dos boxes. Na pista, o novato foi o nono colocado. Felipe Drugovich precisou fazer uma parada a mais nos boxes e foi o 13º com a UNI-Virtuosi. Já Guilherme Samaia, com a outra Charouz, abandonou a disputa na volta inicial.
A corrida foi das mais acidentadas, com nada menos do que quatro entradas do Safety Car na pista. Primeiro, Guilherme Samaia bateu e ficou atravessado na pista logo na primeira volta. Depois, no oitavo giro, Jüri Vips rodou. Na volta 23, Liam Lawson sofreu uma pane e estacionou na reta dos boxes. Já na penúltima volta, um acidente entre David Beckmann e Bent Viscaal encerrou a corrida.
A próxima etapa da Fórmula 2 será disputada entre os dias 23 e 25 de setembro, no circuito de Sochi, na Rússia.