George Russell, da ART Grand Prix, garantiu a sexta vitória em 2018 no Autódromo de Sochi, aumentando sua vantagem na liderança no Campeonato de Pilotos com uma aula de direção nas condições variadas no GP.
Na Race Feature de sábado, Russell garantiu um quarto lugar e um lance de 12 pontos, o que significa a quinta posição no grid para a Sprint Race de 21 voltas de domingo.
Com Nirei Fukuzumi alinhando na pole após uma penalidade para o pole position original, Roberto Merhi, as luzes na Rússia marcaram um caso caótico, com a primeira zona de frenagem do circuito na segunda curva vendo um aglomerado de carros correndo em todas as direções, com alguns pilotos fugindo da confusão pela zona de escape.
Depois de começar em sétimo lugar, Nicholas Latifi era o homem em movimento na 1ª volta, impulsionando-se para o segundo lugar atrás do líder Fukuzumi em meio ao caos da curva 2, mas Latifi foi acertado na traseira por Alessio Lorandi, resultando no abandono de ambos da corrida.
Este acidente entre segundo e terceiro colocados, permitiu que Russell chegasse ao segundo lugar, e uma vez que as corridas de bandeira verde foram retomadas na 3ª volta após uma pausa momentânea do safety car, o piloto da Mercedes logo se viu na liderança, superando a antiga equipe do GP3.
Enquanto Russell estendeu sua vantagem na frente, a Fukuzumi lutou para manter o ritmo, sendo superado por Sergio Sette Camara, Alexander Albon, Artem Markelov e Nyck de Vries em rápida sucessão para cair fora dos cinco primeiros.
Com as nuvens escuras se formando no horizonte, a chuva rapidamente se tornou uma ameaça sempre presente e na 13ª volta os pilotos estavam trocando seus pneus Pirelli compostos macios por um novo conjunto de all-wets, com os Intermediários não sendo oferecidos na Fórmula 2.
Lando Norris foi o primeiro piloto que optou por fazer esta mudança, uma volta depois de cumprir uma penalização stop / go de 10 segundos por estar fora de posição durante o período do safety car, com as esperanças de corrida e campeonato do britânico sumindo lentamente.
Apesar da chuva ser esperada apenas temporariamente, Russell liderou o campo no pit lane, ficando em terceiro lugar com os dois pilotos da Charouz Racing System, Antonio Fuoco e Louis Deletraz optando por se arriscarem na estratégia, permanecendo na pista apesar do desgaste visível dos pneus.
No composto de pneus certo, Russell ultrapassou ambos os pilotos para recuperar sua liderança e permaneceu incontestado para o resto da corrida, levando a bandeira quadriculada na volta 21 para estender sua liderança no Campeonato de Pilotos.
Sette Camara foi incapaz de desafiar o piloto da ART e ficou em segundo lugar para Carlin e foi seguido de perto por Albon, que foi terceiro para DAMS, levando outro pódio para a equipe francesa.
De Vries garantiu o quarto lugar para a Prema Racing e foi seguido por Markelov, que completou o top 5 para a Russian Time. Roberto Merhi foi o sexto, enquanto Fukuzumi levou para casa um decepcionante sétimo para Arden. Dorian Boccolacci completou as posições de pontos em oitavo lugar.
Niko Kari e Jack Aitken se juntaram a Latifi e Lorandi do lado de fora da pista, enquanto o protegido da McLaren, Norris, também não conseguiu ver a bandeira de xadrez depois de pegar de seu pneu furar quando fez um breve contato com Arjun Maini.
Com 48 pontos disponíveis no final de semana de 2018 da Fórmula 2 em Abu Dhabi, Albon é agora o único piloto que pode desafiar Russell para o campeonato, com 37 pontos separando os dois, enquanto Norris está agora 51 pontos atrás de seu ex-rival, o que significa que as esperanças de título acabaram.
A Fórmula 2 retornará nos dias 24 e 25 de novembro, onde um novo campeão da série será revelado.
Fórmula 2 Rússia – Resultado final – Corrida 2:
1) George Russell (ART Grand Prix)
2) S.S.Câmara (Carlin)
3) Alexander Albon (DAMS)
4) Nyck de Vries (Pertamina Prema Theodore Racing)
5) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
6) Roberto Merhi (Campos Vexatec Racing)
7) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
8) D.Boccolacci (MP Motorsport)
9) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)
10) M.Günther (BWT Arden)
11) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
12) Sean Gelael (Pertamina Prema Theodore Racing)
13) Louis Delétraz (Charouz Racing System)
14) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
15) Arjun Maini (Trident)
OUT) Lando Norris (Carlin)
OUT) Jack Aitken (ART Grand Prix)
OUT) Niko Kari (MP Motorsport)
OUT) Alessio Lorandi (Trident)
OUT) Nicholas Latifi (DAMS)