O piloto da Honda, Tadasuke Makino, conquistou uma vitória dominante no Autódromo de Monza, com seu companheiro de equipe, Artem Markelov, terminando em segundo lugar.
Enquanto o líder do campeonato, George Russell, marcou a pole position para a corrida de sábado, Makino estabeleceu apenas o 14º tempo mais rápido na qualificação, o que significa que ele largou na sétima fila do grid.
Como um dos três pilotos que começaram a corrida com pneus de composto médio, Makino teve uma performance impressionante durante o primeiro estágio, que durou 28 voltas.
Enquanto a batalha na frente do pelotão continuava, com Markelov e Alexander Albon trocando de posições volta após a volta, Makino fez sua corrida praticamente sem ser notado, alcançando as posições de pódio depois de ultrapassar Russell.
Depois de superar Russell, Makino abriu caminho até que ultrapassou Albon e Markelov no espaço de uma volta, para assumir a liderança.
Com uma clara vantagem sobre o resto do pelotão, correndo com pneus médios, Makino abriu vantagem sobre seu companheiro de equipe russo, que continuou em segundo lugar após a disputa.
No final da sexta volta, a janela de pits foi aberta e Markelov rapidamente entrou nos boxes, com a maioria dos pilotos trocando seus pneus supermacios para os médios o mais cedo possível.
Continuando pelo circuito de 5.793km, com ritmo consistente, Makino entrou novamente nos pits na volta 28, voltando à liderança, três segundos à frente do seu colega de equipe, agora num novo jogo de pneus supermacios.
Recebendo a bandeira quadriculada na 30ª volta, Makino garantiu sua primeira vitória na Fórmula 2, enquanto Markelov terminou em segundo lugar, garantindo o primeiro resultado 1-2 para a equipe Russa, desde Spa em 2017. Albon (DAMS) ficou em terceiro, fechando o pódio.
Para o piloto júnior da Mercedes, Russell, um pódio em Monza não foi possível, com o britânico terminando em quarto lugar. Depois de uma batalha de longa duração com seu rival ao título, Lando Norris, o britânico ampliou sua liderança no topo do Campeonato de Pilotos, com Norris, da Carlin, terminando em sexto.
Nicholas Latifi ficou em quinto lugar com o segundo carro da DAMS.
Depois de largar dos boxes, ao invés do segundo lugar do grid, Sergio Sette Camara chegou em sétimo, enquanto Antonio Fuoco garantiu o oitavo lugar para a Charouz Racing System, resultado que dá a pole position ao piloto italiano na corrida de domingo.
Ralph Boschung, da MP Motorsport, garantiu o nono lugar, sendo seguido por Nyck de Vries, que completou o top 10 pela Prema Racing.