Oscar Piastri conquistou o título de Fórmula 2 na temporada 2021 por uma margem enorme. No final do ano, o australiano tinha 60,5 pontos de vantagem sobre Robert Shwartzman. Uma conquista única que o torna apenas o terceiro piloto novato a vencer o título da F2.
René Rosin, chefe da equipe de Piastri, a Prema Racing, disse ao site da FIA que Piastri superou todas as expectativas com o título. O plano original era que Piastri fizesse duas temporadas na Fórmula 2 e lutasse pelo título em sua segunda temporada. Tudo correu um pouco melhor do que o esperado.
O australiano de 20 anos conquistou assim seu terceiro título consecutivo, após vitórias no campeonato de Fórmula 3 em 2020 e na Fórmula Renault Eurocup em 2019. Além disso, ele é apenas o terceiro piloto a vencer o título da F2 como estreante. Anteriormente, apenas Charles Leclerc e George Russell conseguiam fazer isso.
De acordo com Rosin, Piastri foi um aluno muito bom. “Ele sempre ouve o que as pessoas lhe dizem para fazer e tenta se adaptar o melhor que pode”, disse ele. Além disso, Piastri é calmo, tecnicamente dedicado e uma ótima pessoa para se trabalhar. A capacidade do australiano de competir na frente do grid já era esperada, mas não era esperado que ele conquistasse o título e com uma vantagem tão grande.
No final, Piastri conseguiu seis vitórias e mais cinco pódios. Ele também conseguiu a pole position em cinco corridas principais consecutivas. “Este ano ele deu mais um passo à frente, tanto na pista como com a sua confiança. A sua qualificação foi muito, muito impressionante. Alcançar a pole position cinco vezes consecutivas é notável e algo para o parabenizar”.
Mesmo com resultados tão fortes e expressivos, Piastri não conseguiu uma vaga na Fórmula 1 para 2022, e estará na Alpine como piloto reserva.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon