Verschoor vence corrida marcada por acidente em Baku. Bortoleto toma liderança da F2

Richard Verschoor venceu neste domingo (15) a corrida principal da 12ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 2, disputada no circuito montado nas ruas de Baku, no Azerbaijão. O piloto da Trident largou da pole position, chegou a ser superado por Victor Martins, mas viu a rodada de paradas nos boxes o colocar de volta na liderança para garantir a vitória.

A segunda posição ficou com Victor Martins, piloto da ART Grand Prix que chegou a tomar a liderança, mas que foi ultrapassado por Verschoor após os pit stops. Andrea Kimi Antonelli, com um carro da Prema, completou o pódio com a terceira posição. Gabriel Bortoleto levou a Invicta ao quarto lugar e assumiu a liderança do campeonato com esta posição. Joshua Durksen, piloto da AIX que venceu no sábado, foi o quinto.

Paul Aron, piloto da Hitech, fechou a disputa com a sexta posição, sendo seguido por Luke Browning, sétimo com o segundo carro da ART Grand Prix. Jak Crawford levou a Hitech ao oitavo lugar, com Dennis Hauger, da MP Motorsport, finalizando a prova em nono. Christian Mansell, da Trident, completou a zona de pontos com a décima posição.

Outro brasileiro no grid da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi completou a disputa com a 11ª posição com o carro da Van Amersfoort, depois de largar da 15ª posição. Já Isack Hadjar, que chegou ao circuito urbano azeri na liderança do campeonato, não passou da 14ª colocação neste domingo com um carro preparado pela Campos Racing.

A corrida foi marcada por um forte acidente na largada, quando Kush Maini ficou parado na pista e acabou atingido por Oliver Goethe, que capotou, e por Josep María Martí. A bandeira vermelha foi acionada para que a pista fosse limpa. Niels Koolen e Rafael Villagómez também abandonaram. Os pilotos nada sofreram, e a corrida, após longa interrupção, foi retomada para 38 minutos.

A prova foi encerrada sob regime de Safety Car após Gabriele Mini, piloto da Prema que fez neste final de semana a etapa de estreia na categoria, estampar o muro. O piloto debutou na F2 após conquistar o vice-campeonato da Fórmula 3 há duas semanas, na Itália.

Como a corrida teve apenas 17 das 29 voltas programadas inicialmente, a pontuação oferecida aos pilotos não contemplou a totalidade dos pontos. Verschoor marcou 19 pontos pela vitória, e não os 25 pontos regulamentares para corridas que contam com mais de 75% das voltas completadas.

A Fórmula 2 terá uma longa parada em seu campeonato e volta nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro com a disputa da etapa do Catar, marcada para o circuito de Lusail.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.