Guanyu Zhou permanecerá como piloto de testes para a renomeada equipe Alpine Fórmula 1 este ano, mas diz que “realmente terá que ter sorte” para conseguir uma vaga de piloto principal para 2022.
O piloto chinês está entrando em sua terceira temporada na Fórmula 2 com a Virtuosi Racing e garantirá a superlicença da FIA necessária para correr na F1 se mantiver o desempenho de suas últimas duas temporadas, onde foi sétimo e sexto na classificação geral.
“Basicamente, do meu lado, todos agora precisam primeiro obter os pontos de superlicença, então esse é definitivamente o objetivo deste ano, além de tentar ganhar o título. Terminar nos três primeiros seria o suficiente para meus pontos de superlicença, e assim que tiver isso vocês verão que a porta está aberta e estou bastante confiante de que se conseguirá fazer uma ótima temporada e mostrar todo o meu potencial do que sou capaz de fazer, acho que terei uma boa chance.”
Como estreante, Zhou conseguiu uma pole e o melhor resultado em terceiro, e começou 2020 com outra pole antes de conquistar sua primeira vitória no final do ano. No entanto, mesmo se ele lutar pelo título nesta temporada, Zhou está cauteloso quanto às suas chances de 2022 na F1.
“No ano passado tive a oportunidade de testar muito e me acostumar com tudo e entrar em detalhes sobre como funciona um carro de F1 e como os engenheiros trabalham para obter o melhor dele.”
“Mas obviamente, conquistar uma vaga na F1 é assim, não temos muitas vagas disponíveis por ano, então você realmente tem que ter sorte enquanto a porta está aberta. Mas agora estou realmente focado em mim mesmo e tentando mostrar a qualquer um que estou disponível, sou bom o suficiente para subir.”
A diretora da Alpine Academy, Mia Sharizman, sugeriu que este ano será a última chance do campeão asiático de Fórmula 3 Zhou de entrar na F1 com a Alpine, com uma vaga ao lado de Fernando Alonso atualmente existente para a próxima temporada.
Zhou enfrenta dois outros juniores da Alpine e nee-Renault na F2, enquanto Christian Lundgaard continua com o ART Grand Prix pela segunda temporada depois de vencer duas corridas como estreante e o atual campeão da FIA F3, Oscar Piastri, que substitui Prema.
Embora ambos tenham testado carros Renault F1 antigos, como beneficiários do programa privado de Zhou, apenas o piloto chinês é afiliado oficialmente com a equipe de corrida e estaria na disputa pelos treinos livres da F1.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Mercedes W12, Alpine F1 A521, Kvyat no grid da F1 2021 e Max Wilson na Band:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon