Fórmula Inter: Chegando em terceiro, Gustavo Coelho garante o título antecipado do primeiro ciclo

A Fórmula Inter conheceu no último domingo seu primeiro campeão do ciclo de estreia da categoria no autódromo do ECPA. Bastou um terceiro lugar para que o carioca Gustavo Coelho ficasse com o cinturão com uma etapa de antecedência, numa prova que contou com a vitória de Pedrinho Aguiar e Alex Seid na segunda colocação. Lançada no ano passado, a Fórmula Inter fecha sua temporada de estreia no próximo dia 17 de dezembro em Interlagos.

Antes da largada, as cerca de duas mil pessoas que compareceram ao circuito piracicabano tiveram um momento de interação com os pilotos: com os portões abertos na reta principal, os competidores pararam seus carros após algumas voltas de apresentação e puderam interagir com os espectadores, criando a atmosfera de uma verdadeira festa. O evento contou ainda com exposições de carros antigos e modificados, shows de bandas de rock piracicabanas e a proposta de deixar um legado à cidade: mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada com o público presente, que trocou seu ingresso pelas doações, que serão destinadas ao Fundo Social de Piracicaba.

Logo após, na pista, a primeira prova em circuito semi-oval de meia milha realizada no Brasil apresentou grandes ultrapassagens e trocas de posições entre os pelotões. A largada contou com uma surpreendente pole position de Alex Seid, que fazia sua primeira participação na categoria. Pela primeira vez, os pilotos tiveram paradas obrigatórias em boxes montados no miolo do circuito. A determinação tinha como objetivo simular situações de paradas de abastecimento, com três minutos de intervalo por competidor, onde não era permitido qualquer ajuste ou troca de pneus durante o período.

Virada surpreendente garantiu vitória de Pedrinho Aguiar

O domingo amanheceu chuvoso no ECPA, levando pilotos e equipe técnica a discussões estratégicas sobre a prova no briefing realizado durante a manhã. Com o tempo melhorando durante o dia, a prova contou com bom tempo em todo período. Mas, para Pedrinho Aguiar, a tarde foi ainda mais ensolarada. O piloto americanense de apenas 21 anos fazia uma prova de recuperação até a 12ª volta, quando ainda tinha uma volta de desvantagem do líder Rafael Seibel.

O resultado parecia encaminhado, até que uma bandeira amarela acionada por conta da quebra de Erick Galassi na pista premiou Aguiar com uma regra conhecida na Nascar americana como “Lucky Dog”, permitindo ao retardatário em melhor posição ultrapassar o pelotão e o Safety Car durante a bandeira amarela. Com a recuperação da volta, o jovem piloto guiou seu F. Inter/Aguiar Engenharia #20 até a liderança, garantida nas voltas finais e recebendo a bandeirada da primeira colocação.

O pódio do round piracicabano contou ainda com Alex Seid na segunda colocação; Gustavo Coelho em terceiro lugar, Rafael Seibel em quarto e Alexandre Galassi fechando na quinta colocação. A mais inovadora categoria do automobilismo brasileiro fecha seu ciclo 2016-2017 no próximo dia 17 de dezembro, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.