O piloto brasileiro Lucas Foresti, que na última semana de fevereiro participou dos treinos coletivos do Campeonato Inglês de F-3, pela equipe HiTech Racing, foi convidado pela renomada equipe Carlin, também do Reino Unido, a participar dos primeiros testes coletivos da mais nova classe do automobilismo mundial, a GP3.
Criada no final da temporada passada por Bernie Ecclestone, promotor do Mundial de F-1, a GP3 chega à cena automobilística para ocupar o penúltimo degrau na carreira de um jovem que pretende chegar à F-1. A idéia da classe é preparar os pilotos para chegarem à GP2, atual classe de entrada na categoria principal do automobilismo, com maior bagagem e experiência de competitividade.
Para isso, os carros são equipados com chassis Dallara e motores Renault de 280cv. Além disso a grande novidade da GP3 é que estes propulsores serão turbinados e, desta forma, poderão também ensinar uma nova maneira de pilotagem aos aspirantes ao topo do automobilismo mundial. Outro incremento importante é a mudança de marchas através de borboletas atrás do volante, assim como funciona a alguns anos na F-1 e na própria GP2.
Foresti, que participou dos treinos coletivos da F-3 inglesa nos autódromo de Snetterton e Rockingham, seguiu para a França, na última semana, onde participou dos dois dias de testes coletivos com este novo carro. O palco escolhido pela organização da categoria foi o circuito de Paul Ricard, que durante muitos anos recebeu o mundial de F-1. Ao todo estiveram na pista 31 pilotos.
Como o carro era novidade para todos as primeiras voltas foram para adaptação ao equipamento. Depois disso, pouco a pouco, os pilotos passaram a buscar os melhores tempos e dentre competidores com muitos anos de experiência no automobilismo e um novato, como Lucas, as diferenças foram aparecendo enquanto as equipes buscavam ajustes para os novos carros.
Foresti demonstrou grande aprendizado e, com voltas muito constantes surpreendeu a todos já no primeiro treino, quando registrou a sexta melhor marca com o tempo de 1m23s673. Daí por diante, nos outros dois treinos, Foresti esteve sempre entre os dez primeiros e teve a melhor marca no treino da manhã de sexta-feira, dia cinco, com 1m21s208. Na última sessão Lucas e a equipe optaram por fazer um simulado de corrida e, com o tanque cheio, testaram todas as configurações de carro em condições de prova.
Alguns membros da equipe e profissionais que acompanharam os treinos destacaram o bom rendimento de Lucas levando-se em conta a sua pouca experiência, além de nunca ter andado no circuito, nunca ter treinado em um veículo com turbo e, menos ainda, com trocas de marchas por borboletas.
“Estou muito feliz com minha performance neste treino de GP3. Desde que encerrei minha temporada na F-3 Sul-americana, no dia 22 de novembro, tenho me dedicado exclusivamente aos treinos e competições. Passei pela Inglaterra, Alemanha, Nova Zelândia e agora França. Agradeço à equipe Carlin pelo convite e espero ter ajudado ao time no desenvolvimento do carro que será utilizado na temporada 2010”, finalizou o brasileiro de 17 anos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.