Callum Ilott conseguiu uma decisiva vitória na GP3 Series na Corrida 1 em Spielberg, na Áustria, convertendo a pole position em vitória. O piloto da ART Grand Prix cruzou a linha 4,5s à frente de Leonardo Pulcini, da Campos Racing, enquanto Alession Lorandi, da Trident, foi o terceiro colocado.
Obtendo um início ideal na corrida, Ilott seguiu à frente do grupo, quando Lorandi ultrapassou Jake Hughes na primeira curva para conquistar o segundo lugar. Pulcini rapidamente despachou o piloto britânico momentos antes de um Safety Car ser chamado para Joey Mawson, que havia parado na Curva 1 – a corrida terminava imediatamente para ele.
Ilott manteve a lideranlça na volta 4, quando Pulcini colocava pressão em Lorandi. O piloto da Trident manteve-se agressivo durante o ataque inicial, defendendo-se quando Hughes e Pedro Piquet começaram a se juntar à luta. Lorandi encontrou um pouco mais de espaço sobre Pulcini na volta seguinte, quando Hughes começou a pressionar Lorandi para recuperar a terceira posição – e acabou saindo na Curva 5 pouco antes do meio da corrida.
Hughes foi incapaz de abrir vantagem para Lorandi e, com Piquet e Ryan Tveter se aproximando, a briga intensificou-se – Piquet tentou passar seu companheiro de equipe mas teve que abortar sua manobra. Lorandi, sentindo urgência, passou novamente Hughes na volta seguinte e imediatamente começou a construiu uma vantagem para evitar estar dentro do alcance do DRS.
Depois de uma qualificação problemática na sessão de ontem, Hubert sofreu mais uma infelicidade; depois de ter sido acertado por Juan Manuel Correa na traseira, o francês ficou com uma asa dianteira quebrada.
Na frente, Ilott tinha vantagem de 2,5s sobre Pulcini antes das últimas cinco voltas que só aumentou nos estágios finais. Lorandi – que tinha passado Hughes – teve tempo para respirar antes de um ataque de Piquet nos estágio finais. Usando o DRS para deixar Hughes na P5, Piquet voltou a pressionar Lorandi pelo último lugar no pódio mas o brasileiro terminou mesmo na quarta posição.