Piloto italiano leva a primeira vitória na GP3 Series
Leonardo Pulcini dominou em uma emocionante etapa da GP3 Series 1 em Sochi, na Rússia, conquistando a liderança e convertendo a pole position em sua primeira vitória na categoria. O piloto italiano cruzou a linha 3.955 segundos à frente do piloto da casa, Nikita Mazepin, que ultrapassou Anthoine Hubert na última volta para conquistar o vice-campeonato – enquanto o piloto francês segurava Richard Verschoor para completar o pódio.
Em uma volta de abertura insana, Pulcini começou de forma brilhante e ultrapassou Callum Ilott na linha de frente, mantendo o piloto da ART Grand Prix atrás dele para completar a primeira volta, fora do alcance do DRS. Logo atrás, a ação começou a acontecer com Verschoor duelando contra Simo Laaksonen, já que os dois queriam despontar logo no início e mais tarde David Beckmann também chegou pela batalha.
Na quinta volta, o rendimento de Ilott começou a cair fazendo o piloto perder para Hubert sua posição. O britânico rapidamente foi ficando pra trás com Giuliano Alesi e Mazepin o ultrapassando, depois ficando atrás de Jake Hughes uma volta depois. Enquanto isso, Pulcini continuou a abrir vantagem e já contava com 2,5s na sexta volta, enquanto tentava conquistar sua primeira vitória no GP3 em grande estilo.
A diferença entre Pulcini e Hubert permaneceu relativamente estagnada na primeira metade da corrida, enquanto Verschoor continuou seu progresso na pista passando o Ilott pela sexta colocação – imediatamente voltando sua atenção para Alesi e Hughes. Ilott ficou atrás de Beckmann e Laaksonen pouco depois, quando suas esperanças de se aproximar de Hubert na batalha do campeonato começaram a diminuir.
Na metade do circuito, Verschoor passou por Hughes e começou a trabalhar em direção aos três primeiros, enquanto Hughes caía nas garras de Beckmann. Ilott, enquanto isso, estava agora envolvido em uma batalha com Juan Manuel Correa e Joey Mawson, e os três começaram a trocar de lugar com frequência enquanto lutavam pelo oitavo lugar – esperando recuperar uma posição mais favorável para o circuito de amanhã.
No último quarto da corrida, Hubert começou a se aproximar de Pulcini – mas o italiano conseguiu reunir forças para reabrir a vantagem. Isso deixou Mazepin muito próximo de ultrapassar Hubert, e o fez depois que o francês saiu perigosamente na curva cinco na penúltima volta. O russo tentou passar com DRS na curva 13, mas o francês foi bem e conseguiu manter a posição nesse momento.
Porém Hubert não conseguiu conter os avanços de Mazepin na última volta, admitindo a derrota na zona de DRS na entrada para a curva 2, quando Verschoor emergiu rapidamente na batalha. Pulcini, no entanto, construiu uma vantagem incontestável e conquistou sua primeira vitória na GP3 – e a primeira para a Campos Racing em 2018. Mazepin garantiu o segundo lugar, ficando fora do alcance de Hubert, enquanto o líder do campeonato se manteve em terceiro.
Beckmann ficou em quinto à frente de Laaksonen, quando os dois derrotaram Hughes na última volta, com Mawson em oitavo, à frente de Correa e Tatiana Calderon, da Jenzer Motorsport.
GP3 Series – Corrida 1 – Rússia:
1) L.Pulcini (Campos Racing)
2) Nikita Mazepin (ART Grand Prix)
3) Anthoine Hubert (ART Grand Prix)
4) R.Verschoor (MP Motorsport)
5) David Beckmann (Trident)
6) Simo Laaksonen (Campos Racing)
7) Jake Hughes (ART Grand Prix)
8) Joey Mawson (Arden International)
9) J.M.Correa (Jenzer Motorsport)
10) Tatiana Calderón (Jenzer Motorsport)
11) Gabriel Aubry (Arden International)
12) Jannes Fittje (Jenzer Motorsport)
13) Callum Ilott (ART Grand Prix)
14) Giuliano Alesi (Trident)
15) Pedro Piquet (Trident)
16) Sacha Fenestraz (Arden International)
17) D.Defrancesco (MP Motorsport)
18) Ryan Tveter (Trident)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.