De Interlagos, André Spigariol
Allam Khodair e Marcelo Hahn venceram, na tarde deste sábado (15) a penúltima corrida da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de GT. Em prova disputada no Autódromo de Interlagos, a dupla da Lamborghini LP600+ dominou do início ao fim e, sem ser incomodada, venceu com tranquilidade. O segundo lugar foi para a Mercedes SLS de Paulo Bonifácio e Sérgio Jimenez. Rafael Derani e Claudio Ricci (Ferrari) completaram o pódio. Na GT4, a vitória ficou com Valter Pinheiro e Leo Burti.
Trocando de posição na última volta, as duas BMW completaram o top-5 da GT3: Cacá Bueno e Cláudio Dahruj ficaram com a quarta posição, enquanto que Constantino Jr. e Valdeno Brito ficaram na quinta colocação. O sexto posto teve Cleber Faria e Duda Rosa (Mercedes), enquanto que o grupo dos dez primeiros teve ainda Fabio Ebrahim/Wagner Ebrahim (Audi), Fernando Gomes Croce/Daniel Croce (Corvette), Felipe Tozzo/Raijan Mascarello (GT Premium/Ferrari) e Felipe Roso/Vinícius Roso (GT Premium/Ferrari).
Na GT4, o pódio foi completado por Leonardo Cordeiro/Victor Genz (BMW), Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves (BMW), Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Aston Martin) e Fabio Greco/Valter Rossete (Maserati).
A segunda corrida do fim de semana acontece neste domingo (16), às 13h, com pole position de Cláudio Dahruj.
Confira como foi a corrida em Interlagos.
Por conta da pista encharcada, a largada foi dada sob Safety Car, o que facilitou a vida de Khodair, que conseguiu se manter na liderança, seguido por Cacá e Valdeno. Sérgio Jimenez passou na quarta posição.
Com a primeira volta completada, a ordem era: Khodair, Cacá, Valdeno, Jimenez, Renan Guerra, Ricci, Wagner Ebrahim e Rosa. Leo Burti vinha em nono com o Lotus Evora e liderava a GT4. A décima posição era de Fernando Croce. Lá atrás, Felipe Tozzo liderava a GT Premium, com a 14ª colocação.
Na quinta volta, a corrida seguia modorrenta. Khodair sobrava na GT3 e Leo Burti ia com um pé nas costas na GT4. Um giro mais tarde, Duda Rosa ultrapassou Wagner Ebrahim, ganhando a sétima posição, em tentativa de reaver o prejuízo em relação a Cacá no campeonato.
Com 30 min restantes no cronômetro, 11ª volta de corrida, a direção de prova autorizou a abertura dos boxes para troca de pilotos. Os primeiros a entrar foram Ebrahim e Cordeiro, oitavo e 16º colocados, respectivamente. Na 14ª volta, praticamente todos os pilotos estavam no box para as trocas. Foi neste giro que foi fechada a entrada do box.
Todos passaram ilesos de punição nas trocas, exceto a BMW de Cacá e Dahruj. A dupla realizou a substituição em 1min58, somente dois segundos mais rápido do que permite o reguamento: drive through para Dahruj. Após pagar o penalty, o piloto voltou em quarto.
Duelando desde a saída dos boxes, Constantino Jr, que substituiu Valdeno Brito, e Paulo Bonifácio – no lugar de Jimenez – se enroscaram quando o campeão da Porsche Cup do ano passado tentou superar o piloto da Mercedes no miolo do circuito. Boni quase rodou, mas se apoiou no carro de Constantino e se manteve na pista. Pior para a BMW, que ficou com o para-lama direito danificado e ainda recebeu um drive through.
Na 21ª volta, a prova teve uma baixa importante: Vanuê Faria aparecia com sua Mercedes SLS atolado na caixa de brita.
Enquanto isso, Hahn ia sossegado na liderança, com boa vantagem sobre Boni. Restando duas voltas, eles eram seguidos por Derani, Constantino, Dahruj, Cléber Faria, Ebrahim, Croce, Mascarello, Roso.
E assim foi até o final, Hahn cruzou a bandeirada com calma e colocou fogo na briga pelo campeonato. No final, Dahruj e Constantino inverteram suas posições, enquanto Faria conseguiu segurar o sexto lugar com a Mercedes.
1ª Corrida – Gran Turismo
1º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 26 voltas em 51:32.734 (média de 130,71 km/h)
2º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 15.522
3º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 26.425
4º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 38.518
5º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 39.027
6º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 1:00.171
7º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 1:03.524
8º) 61 – F.G.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 1 volta
9º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 1 volta
10º) 4 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), a 1 volta
11º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 1 volta
12º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP), a 2 voltas
13º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS), a 2 voltas
14º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA), a 2 voltas
15º) 10 – F.Toledo/P.Ventura (LA , RS/RS), a 2 voltas
16º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP), a 2 voltas
17º) 21 – F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP), a 2 voltas
18º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 5 voltas
19º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP), a 7 voltas
Melhor Volta: M.Hahn/A.Khodair, 1:48.902 (142,77 km/h)