A briga dos supercarros começou em alto estilo no Brasil. Neste domingo, a primeira rodada dupla realizada pela GT3 no país teve a vitória do belo Lamborghini Gallardo da dupla Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann na primeira etapa, enquanto Xandy Negrão e Andréas Mattheis deram o troco na segunda prova a bordo do sempre agressivo Dodge Viper Coupé. No fim da tarde os dois times saíram da pista separados por apenas dois pontos na tabela e prometendo um confronto emocionante na rodada dupla seguinte, marcada para o dia 01 de setembro no Autódromo de Curitiba (PR).
Na largada da segunda prova do dia o Lamborghini teve problemas quando todos já estavam alinhados no grid e, por isso, foi obrigado a largar dos boxes. O início da corrida teve o veloz gaúcho Cláudio Ricci assumindo a dianteira com seu Ferrari F430, seguido por Luiz Paternostro (Ferrari F430) e o Viper de Xandy Negrão, que perdera uma posição para Paternostro. As posições se mantiveram até a quarta volta, quando Xandy superou o Ferrari segundo colocado e passou a ter o carro de Ricci como próxima vítima. Mas o gaúcho estava veloz na pista e as colocações se manteriam inalteradas até a parada nos boxes, feitas entre o 23º e o 37º minuto de prova. A equipe do Viper foi muito eficiente e conseguiu recolocar o parceiro de Xandy, Andréas Mattheis, de volta a pista na frente de Walter Derani, que passou a conduzir o Ferrari que estava com Cláudio Ricci.
Enquanto isso, o Lamborghini vencedor da primeira etapa vinha mostrando sua qualidade ao proporcionar condições de ultrapassagem para a dupla Boni/Feldmann. Mais um episódio, no entanto, tornaria a vida da dupla líder do campeonato mais difícil. Ao parar no box, e assumir o posto de Feldmann, Boni arrancou antes do final do fim dos dois minutos regulamentares para troca de pilotos e foi obrigado a fazer um drive through. “Isso nos atrasou muito”, lamentou Boni. “Mas mesmo assim a corrida foi emocionante e o resultado foi espetacular. Foi um excelente dia e um início de campanha que só poderíamos sonhar. Perdemos a segunda vitória, mas ainda temos mais oito corridas para disputar este ano. E mostramos que, apesar do pouco desenvolvimento do nosso carro, estamos em forma. Em Curitiba tem mais, vai ser muito bom competir lá também”.
O gaúcho Cláudio Ricci novamente deixou sua marca ao estabelecer, pela segunda vez seguida, enquanto liderava, a melhor volta da prova em 1min03s454 – novo recorde da categoria. Mais atrás acontecia o duelo mais sensacional do dia. O Ferrari F430 de Alencar Júnior defendia o quarto lugar dos dois Viper de Ramon Matias (parceiro de Abramo Mazzochi) e Marcelo Fernandes (que faz dupla com Sérgio Laganá), além do Lamborghini de Feldmann. Da oitava até a 14ª voltas eles brigaram incessantemente, com o bólido italiano de Feldmann superando um a um – ele tentou, inclusive, uma ultrapassagem dupla, mas não foi bem sucedido.
Entre os vencedores, o entusiasmo com a vitória ao volante de um carro tão sofisticado quanto o Viper era evidente, mas distinta. Xandy comemorava ao lado do filho Xandinho Negrão – que compete na GP2: “É sempre bom vencer, seja qual for a categoria, mas esta aqui dá muito prazer, pois o carro é muito bom de se pilotar, convida à agressividade e à esportividade”, comentou. Já Mattheis confessou conter as lágrimas: “Esta vitória foi tão emocionante quanto as do meu começo de carreira”, disse o carioca, que é tetracampeão brasileiro de Marcas, na época áurea do torneio, nos anos 80-90. “Na última volta, tive que me esforçar para não chorar. Venci no meu retorno ao volante já em minha segunda corrida e ainda por cima com este belo carro. Foi muito, muito legal mesmo”.
Resultado da segunda etapa:
1) A.Mattheis X.Negrão/ (Dodge Viper Coupé, SP/RJ), 53 voltas em 59min45s139, média de 160,510
2) P.Bonifacio/A.Feldmann (Lamborghini Gallardo, SP/PR), a 25s355
3) A.Mazzochi/R.Matias (Dodge Viper Coupé, RS/RS), a 53s014
4) W.Derani/C.Ricci (Ferrari F430, SP/RS), 1min07s638
5) R.Cattalini/Paternostro (Ferrari F430, PR/SP), a 1 volta
6) R.Derani/Alencar Jr (Ferrari F430, SP/GO), a 1 volta
7) A.Hermann/L.Kaesemodel (Porsche 997 GT3, SP/PR), a 1 volta
8) M.Fernandes/S.Laganá (Dodge Viper Coupé, PR/RS), a 2 voltas