Considerado o mais forte certame do kartismo da América do Sul, o Campeonato Paulista de Kart da categoria “Graduados A” está vivendo a sua temporada mais equilibrada dos últimos anos. No último sábado (03/5) foi disputada a quarta etapa do torneio em Barueri (SP), no Kartódromo de Aldeia da Serra, e a vitória ficou com o brasiliense Rossini Sarkis (Faster), que assumiu a liderança com 42 pontos, apenas um a mais do que Rafael Daniel (Racing Motorsport). A segunda colocação do paulista foi suficiente para joga-lo para a vice-liderança da competição, onde os dois pilotos dividiram igualmente as vitórias neste ano.
Nas quatro provas até agora realizadas, Sarkis e Daniel venceram duas provas cada um. O brasiliense venceu as provas realizadas em Aldeia da Serra e o paulista as etapas disputadas em Interlagos. “A quinta etapa vai ser no Kartódromo de Interlagos”, anima-se Rafael Daniel, em uma alusão ao seu “campo de batalha” preferido. “Parece que está sendo um campeonato de apenas dois pilotos, mas é que os outros adversários, apesar de serem rápidos e competentes, não estão tendo muita sorte com seus equipamentos”, analisou o piloto da Racing Motorsport, ilustrando com o pole position nesta corrida, o paulista Dennis Dirani (Black Jack), que abandonou no meio da prova com o motor de seu kart quebrado.
A posição de honra nesta etapa foi decidida nos detalhes. Enquanto Dirani estabelecia a pole position, Sarkis ficava com o segundo tempo, apenas milésimos de segundo mais lento, e Daniel em terceiro, um décimo de segundo atrás do pole position. “Como fiquei amaciando os meus motores na quinta-feira, não acertamos o meu chassi. E na sexta-feira choveu. Então, fui para a classificação meio no escuro”, justificou o ex-líder do certame, por ter largado em terceiro.
Na prova Sarkis liderou de ponta a ponta e ainda estabeleceu a volta mais rápida, que concede um ponto de bonificação, e foi o critério de desempate na liderança do torneio. “Meu kart saia um pouco de frente, e a carburação não estava perfeita. A mola da agulha do carburador amoleceu e a trepidação mudava a regulagem constantemente”, constatou Rafael Daniel, que em nenhum momento teve condições de atacar o vencedor.
A quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, que será realizada dia 24 de maio no Kartódromo de Interlagos, vai encerrar o primeiro turno da competição, com o descarte dos dois piores resultados. “Quem chegar na frente naquela corrida, entre eu e o Sarkis, deve ser o campeão do turno. E eu tenho melhores resultados em Interlagos”, confia Rafael Daniel.
Os dez primeiros na quarta etapa foram: 1) Rossini Sarkis; 2) Rafael Daniel; 3) Clemente de Faria Jr.; 4) Rafael Monteiro; 5) Rafael Suzuki; 6) Bruno Miloni; 7) Caio Ferreira; 8) Pedro Rela; 9) Fábio Beretta; 10) David Trindade.
A pontuação do Campeonato Paulista de Kart depois de quatro etapas está assim: 1) Rossini Sarkis (DF), 42 pontos; 2) Rafael Daniel (SP), 41; 3) Rafael Monteiro (SP), 21; 4) Clemente Faria Jr. (MG), 18; 5) Marcos de Vilhena (MG), 16; 6) Dennis Dirani (SP), 14; 7) Luis de Conto (PR), e Rafael Suzuki (SP), 11; 9) Pedro Rela (TO) e Bruno Miloni (SP), 10 pontos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.