Burti e Giaffone lideram equipe

Está ficando cada vez mais complicado o caminho de Rubens Barrichello e Tony Kanaan rumo ao pentacampeonato das 500 Milhas da Granja Viana. A dupla, que voltará a contar com Felipe Massa na equipe e o reforço do norte-americano Marco Andretti na edição deste ano, encontrará mais um adversário “de ponta” na prova dos dias 8 e 9 de novembro no Kartódromo da Granja Viana. Luciano Burti e Felipe Giaffone vão unir forças pela primeira vez e acrescentam seus nomes à constelação de estrelas das pistas internacionais já confirmadas no evento, como Juan Pablo Montoya, Alex Zanardi, Jimmy Vasser, Antonio Pizzonia, Michel Jourdain Jr. e Oriol Servia.

Giaffone tem um antigo quebrar: desde 1997, na primeira prova de longa duração na Granja Viana, o piloto da Indy Racing League jamais venceu. Seus melhores resultados foram o 3º lugar naquele ano e os 4º em 1999 e 2001. Burti participou uma única vez – em 2000 –e estreou comum pódio ao terminar em 3º numa equipe completa pelo irmão Leonardo (atualmente na Copa Clio), Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Paulo Carcasci.

Giaffone se despede da temporada da IRL neste fim de semana no Texas e deve se manter na categoria em 2004. Burti voltou a testar pela Ferrari em Fiorano em setembro, depois de ter deixado a função de test driver da equipe no início do ano. Permanece buscando uma vaga na Fórmula 1 como titular em 2004, mas não descarta a possibilidade de voltar a desempenhar a função de piloto de testes.

O regulamento das 500 Milhas da Granja Viana determina o mínimo de três e o máximo de 10 pilotos por equipe. Com o encerramento do calendário da IRL, Giaffone deve voltar para o Brasil nos próximos dias e acertar a participação de outros nomes no time. “Ele é quem vai decidir quem serão nossos companheiros”, confirmou Burti.