Começou em Florianópolis o VI Campeonato Sul-brasileiro

A última etapa do VI Campeonato Sul-brasileiro de Kart, começou nesta quarta-feira (14/5) com os treinos livres no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis-SC. A expectativa é que mais de 60 pilotos de todo o país participe das duas baterias que acontecem 16 e 17/5.

Os karts com motor de 125cc, são movidos a álcool ou gasolina. O valor do combustível varia de quatro à cinco reais o litro. “E o preço que se paga para competir”, comentou o preparador Jorge Américo. Para participar da prova o competidores precisam utilizar jogo de pneus novos que sai em torno de R$ 350,00.

Os pneus são uma das preocupações para o jovem piloto do Paraná, Pedro Bianchini, de 11 anos, que acumula seis títulos na carreira, entre eles o Sul-brasileiro do ano passado. “A pista daqui de Floripa é muito abrasiva o que faz os pneus gastarem mais facilmente, por isso é preciso correr com cuidado para não desgasta-los tanto durante a bateria”, disse Bianchini, líder no campeonato na categoria Júnior Menor.

Os pilotos acreditam que o número de karts na pista dos Ingleses nesta etapa vai ser maior do que as anteriores, já que os pontos valem o dobro. Nas duas baterias, os pilotos podem conquistar 44 pontos na tabela e dar um salto na classificação. “Mesmo não tendo participado da primeira etapa com este sistema de pontuação posso ser campeão, por isso espero que tenha um bom número de karts no grid, assim a disputa fica mais emocionante e a possibilidade de distanciamento dos primeiros colocados maior”, comentou Julio Franco, segundo colocado na Sênior “B”.

Com melhor tempo do dia na categoria, Bruno Pacetti participa das competições há um a no e meio e é um dos favoritos na Júnior. “Tenho me dedicado bastante e pretendo largar entre os três primeiros, pois temos condições de fazer a pole e conquistar mais um ponto na classificação geral”, disse Pacetti confiante.

Segundo Vitor Tadeu de Andrade, Presidente da Fauesc (Federação Catarinense de Automobilismo), a etapa tem tudo para ser um sucesso de participantes. “Já temos 35 pilotos inscritos e 56 boxes reservados, e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira às 10 horas, isso é um bom sinal de que podemos ter muitos karts na pista neste fim de semana”, concluiu Vitor.