Considerado o campeonato de kart mais difícil e acirrado do Brasil, o Paulista de Kart encerrou as suas 11 etapas da temporada de 2003 muito disputado em todas as suas oito categorias. A 11ª e última prova foi disputada sábado (13/12), no Kartódromo Ayrton Senna, Interlagos, São Paulo, e contou com um bom número de pilotos, principalmente na Júnior, que teve 12 participantes, expectativa acima do esperado para uma categoria que já tinha seu campeão definido – o paulista Nathan Silva. A vitória na última etapa foi do paulista Gabriel Tojal (Tecno Tools/Firepak/Moa Preparações/Sonic Kart), que completou sua segunda temporada no kart paulista de forma espetacular, atingindo o máximo de pontos possíveis na etapa, que lhe garantiram a 5ª colocação na classificação final da categoria Júnior.
Na pole position, Gabriel Tojal foi cauteloso na largada e manteve um bom ritmo de corrida desde o início. Sem sofrer ameaças de nenhum concorrente, o piloto foi abrindo caminho a cada volta para conquistar sua segunda vitória na temporada de 2003 – havia vencido, marcado a pole position e a melhor volta também a 5ª etapa. Tojal ainda estabeleceu a volta mais rápida da corrida, na 7ª passagem, com o tempo de 51s765. Depois de 21 voltas, 18min17s950, recebeu a bandeira quadriculada com uma diferença de 4s500 para o segundo colocado.
Com a vitória na 11ª e última etapa, Gabriel Tojal marcou mais 17 pontos – 15 pela vitória, 1 pela pole position e 1 pela melhor volta -, e encerrou o Campeonato Paulista de Kart na quinta colocação, com 48 pontos, já considerados os descartes. Apesar de ter somado o mesmo número de pontos atingidos pelo piloto Marcelo Monteiro, no critério de desempate Tojal somou mais vitórias (duas), poles (duas) e melhores voltas (duas), por isto concluindo o Paulista de Kart na quinta colocação.
“É claro que nós tivemos outras oportunidades de vitória ao longo do ano. Mas desta vez foi com pole e melhor volta, numa corrida bem difícil, pois todo mundo queria encerrar o ano no alto do pódio”, relatou o piloto da equipe Tecno Tools/Firepak/Moa Preparações/Sonic Kart.
“Mas foi o trabalho fantástico de todos os integrantes da equipe Sonic Kart, que prepara meu chassi, do Moa, que cuida da preparação dos meus motores, que possibilitou essa vitória e os bons resultados que conquistamos durante esta temporada”, disse o piloto Gabriel Tojal. “Ainda tenho muito o quê aprender. No ano que vem quero contar com o mesmo esquema vencedor, e continuar perseguindo os títulos mais importantes do kartismo brasileiro”, completou o piloto paulista de apenas 13 anos.