Começa neste final de semana dias 3 e 4/5, a primeira etapa do Campeonato Ilha de Kart Five Speed, no kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis/SC.
O Campeonato estréia este ano e terá cinco etapas com duas baterias cada, o que totalizará 10 provas até outubro.
Os karts usam motor da moto Yamaha RD 135, com cinco marchas e são movidos a álcool. Até o ano de 1.999 os karts além de não possuírem câmbio, utilizavam motor 125 próprio para eles. Foi quando Clóvis, mecânico especialista em karts, resolveu utilizar um motor com manutenção mais barata, já que o custo era alto e o esporte considerado de elite.
A primeira opção foi um motor 30.0 da Agrale, mas como era difícil de encontra-lo, Clovis decidiu utilizar o RD 135. “Em todas as oficinas onde íamos procurar Agrale os mecânicos ofereciam o motor de RD”, disse Clóvis. “Hoje em dia a procura por RD é tanta que não encontramos mais” concluiu.
Para Valdécio, outro pioneiro em karts com este tipo de motor, os admiradores da velocidade gastam cerca de cem por cento menos que o motor 125. “Além do baixo custo das peças, a durabilidade é muito maior”, explicou.
Em dois anos Valdécio preparou 51 motores e é dono de todos. “Não preparo pra ninguém, não faço por dinheiro. Os pilotos deixam os karts comigo, quando um deles começa andar bem, ofereço um dos meus, mas daqui do kartódromo só saem lacrados”, exclamou.
Campeonato terá cinco categorias
O campeonato de Kart Five Speed, no Autódromo dos Ingleses, terá uma categoria a mais que a temporada passada. A Five Speed Júnior pela primeira vez faz parte competição. Para participar os pilotos tem que ter idade mínima de 12 e máxima de 16 anos. O peso não pode ser menor que 155 quilos, e a identificação da categoria deve ser feita por uma placa vermelha com números brancos fixadas na frente dos karts.
Para o jovem Yuri Scaniello, 12 anos, a categoria é uma alternativa a mais aos pilotos da sua faixa etária, “é bom ter competições para comparar o nosso desempenho, ainda mais num kart com marchas, que traz muita emoção e exige ainda mais concentração”, disse Yuri.
Já na categoria Five Speed participam pilotos com idade mínima de 16 anos completos, independente do currículo e sem idade máxima. O peso mínimo é de 160 quilos. Estes karts são identificados por uma placa amarela com números pretos.
Para a categoria Five Speed A, participam obrigatoriamente pilotos com idade mínima de 25 anos e que possuam alguma graduação em kart nos últimos cinco anos (pilotos com carteira de PK, Sênior A ou B ou Graduados A ou B). O peso do conjunto não pode ser inferior a 175 quilos. A identificação desta categoria é feita através das placas pretas com números brancos.
Aqueles que não tiverem graduação (carteira) em kart, devem correr na Five Speed B. O menor peso permitido nesta categoria também é de 175 quilos, mas estes são reconhecidos pelas placas verdes com números brancos.
E a para a Five Speed Super, a idade mínima para participar é 16 anos completos, independente de graduação. O peso não pode ser inferior a 190 quilos e os karts tem placas brancas com números pretos.
Os treinos livres acontecem sábado a partir das 8h. No domingo pela manhã os pilotos tem mais uma chance de acertar os detalhes finais. Logo em seguida serão realizadas as tomadas de tempo para a definição dos grids de largada. As baterias iniciam a partir das 14h30, com 15 voltas para cada uma. O encerramento está previsto para as 17h, com a entrega da premiação aos cinco melhores colocados de cada categoria.
Pole e volta rápida pode fazer a diferença
Haverá bonificação de um ponto para quem conquistar a pole position. Isso também ocorrerá com aqueles que fizerem a volta mais rápida. O ponto será computado para a classificação final do campeonato, mas não para classificação da etapa.
1º LUGAR 11 Pontos 6º LUGAR 05 Pontos
2º LUGAR 09 Pontos 7º LUGAR 04 Pontos
3º LUGAR 08 Pontos 8º LUGAR 03 Pontos
4º LUGAR 07 Pontos 9º LUGAR 02 Pontos
5º LUGAR 06 Pontos 10º LUGAR 01 Ponto