Shinji Sawada é o melhor kartista amador do mundo. No último domingo, o japonês de apenas 13 anos venceu a Final Mundial do Red Bull Kart Fight, disputada em Bolonha, na Itália, durante o Bologna Motor Show. Ele superou o russo Vasily Rozhkov, de 23 anos, em uma intensa batalha durante as 28 voltas de prova, disputada em sistema de knock down, onde os últimos colocados vão sendo eliminados no decorrer da prova. O representante brasileiro, Fábio Konrad ficou na quarta colocação, perdendo o lugar no pódio para o croata Ivan Višak por apenas 209 milésimos.
“Não acredito!”, afirmou o vencedor, boquiaberto, enquanto recebia comprimentos de Sebastian Loeb, David Coulthard, Daniel Ricciardo, entre outros pilotos, que fizeram exibições entre as baterias, diante de um público de 40 mil pessoas ao longo do fim de semana.
“Estou realmente sem palavras. Foi uma corrida muito difícil. O russo era muito rápido, assim como muitos outros pilotos. Tivemos uma grande disputa o tempo todo e, na última volta, nos tocamos algumas vezes. Foi muito apertado, mas consegui pular à frente na penúltima curva para receber a bandeira quadriculada. Não é só pela corrida. Foi minha primeira viagem para fora do Japão, então tudo é novo. Ter a oportunidade de conhecer lendas como Sebastian Loeb e David Coulthard é muito especial, mas ainda mais especial foi o Carlos Sainz Jr (piloto do Red Bull Junior Team na Fórmula 3 Inglesa), que me ajudou muito com vários conselhos sobre a minha pilotagem. Não poderia ser melhor”, comemorou Sawada.
Largando em sexto lugar, Fabinho fez uma corrida de recuperação para lutar pelo terceiro lugar com o croata. Mesmo sem estar acostumado com o frio que fazia durante o fim de semana, que chegou a cobrir a pista de neve, o carioca não deixou barato e volta ao Brasil contente com o seu desempenho e a experiência vivida.
“Que corrida incrível. Larguei em sexto, mas cai para oitavo no começo e tive de vir recuperando. A três voltas do fim assumi a terceira colocação, mas depois foi superado. Tive a sensação de que o Ivan (Višak) foi um pouco duro comigo, mas corridas são assim e o japonês e o russo estavam bem à frente da gente. Eles foram os mais rápidos durante as corridas e merecem todos os créditos”, avaliou.
“O evento foi fantástico. Foi uma experiência incrível, a melhor da minha vida! As corridas eram vistas por uma arquibancada enorme e lotada! Fora o fato de ter conhecido caras como David Coulthard, Daniel Ricciardo, visita à fábrica da Toro Rosso, sem contar a chance de ter andado de carona com o Sebastian Loeb, no Citroen DS3 do WRC. Foi uma semana sensacional! Legal demais”, finalizou.
Confira o resultado final do Red Bull Kart Fight:
1º) Shinji SAWADA (Japão)
2º) Vasily ROZHKOV (Rússia)
3º) Ivan VISAK (Croácia)
4º) Fábio CORREA KONRAD (BRASIL)
5º) Mirko LAURITO (Itália)
6º) Vladislav SHENDRYK (Ucrânia)
7º) Joe Robin RICHARDSON (Reino Unido)
8º) Tiago TEIXEIRA (Portugal)
9º) Pablo VILLASENOR INDA (México)
10º) Adeeb KUZBAR (Bahrein)
11º) Eshan Chysanthus SIRIWARDENA (Sri Lanka)
12º) Krisjanis ROLIS (Letônia)
13º) Gustavo Adolfo PINZON CASTILLO (Colômbia)
14º) Jesse WOODYARD (EUA)
15º) Henrik ENGEBRETSEN (Noruega)
16º) Nawaf AL SAFI (Kwait)
17º) Joey EL HAJJ (Líbano)
18º) Gulhuseyn ABDULLAYEV (Azerbaijão)
19º) Chun-Yao LO (Taiwan)
20º) Rumen PAUNOV (Bulgária)