Categoria: Kart
|
4 de abril de 2004 17:55

Disputas acirradas no Paulista Light RBC

Foi disputada na tarde do último sábado, dia 03 de abril, a terceira etapa do Campeonato Paulista Light de Kart RBC. As disputas acontecerem no Kartódromo Internacional da Aldeia da Serra, em Barueri – SP. Esta mesma pista receberá no próximo mês de julho o 39º Campeonato Brasileiro de Kart.

A prova teve, a exemplo das duas etapas anteriores, um expressivo número de pilotos e registrou um recorde na categoria Sprinter, 34 karts largando. Nas outras categorias também foi registrado um bom número de karts sendo ao todo 98 pilotos inscritos.

Primeira categoria a vir à pista a Cadete teve como pole-position o piloto

Guilherme Salas que liderou de ponta a ponta. Maurício Tomás logo na largada foi para segundo e Eduardo Banzolli foi para terceiro. Eles protagonizaram bonitos pegas durante a prova. Destaque também para Augusto Massoti, que largou em 9º e chegou em segundo. Além disso, ele também registrou a melhor volta da prova com o tempo de 52’568.

Ao todo foram 10 karts no grid, o que dá um novo ânimo a todos. “Esta categoria é o primeiro passo no kartismo e é importante que ela continue crescendo. Para que o kartismo permaneça forte é necessário que a categoria cadete evolua a cada participação”, afirma Rafael Cançado, promotor do Campeonato.

A categoria Sprinter foi sem dúvida a mais disputada do dia. Como havia muitos karts no grid, era esperado que algum acidente pudesse acontecer na primeira curva. Só não era esperado que envolvesse tantos karts. Ao todo ficaram na primeira curva 20 karts. Mas, apenas 7 não voltaram para a pista. Depois do acidente a corrida continuou normalmente. Muitos pilotos de expressão no kartismo estiveram presentes como é o caso do pole-position Sérgio Jimenez (Tri-Campeão Brasileiro), João Gonçalves (Bi-Campeão da Copa Brasil), Rafael Daniel (Bi-Campeão da Seletiva de Kart Petrobras), dentre outras feras. Jimenez imprimiu um ritmo muito forte e logo se distanciou dos adversários vencendo a prova de ponta-a-ponta. A disputa mais empolgante foi a protagonizada pelos pilotos que disputavam a segunda posição. Paulo Lopes, Adriano Buzaid e Rafael Daniel disputaram cada centímetro do asfalto da pista. Daniel, que vinha em quarto, em uma manobra arrojada assume a segunda posição e não dá mais chance de recuperação aos seus adversários. Paulo Lopes completou o pódio. A melhor volta da prova ficou com João Gonçalves, com o tempo de 42’560.

Na categoria Júnior o piloto Nathan Silva fez a pole-position seguido por Victor Correa e Giancarlo Vilarinho. Na terceira volta Victor assume a ponta e traz Vilarinho contigo mas, Victor quebra logo em seguida, na quarta volta. Nathan, que seguia na segunda posição se chocou com Leandro Azevedo. Vilarinho nessa altura já sofria forte pressão de Felipe Apezzato e Nathan Oliveira. Na seqüência da bateria Apezzato pega a ponta com Oliveira em segundo e Leandro Florenzo em terceiro. Vilarinho cai para quinto mas vem se recuperando e até reassumir a segunda colocação. No final, Apezzato venceu seguido por Giancarlo Vilarinho e Leandro Florenzo. A melhor volta da prova ainda ficou com o piloto Nathan Silva com 44’237.

Na Master B Sérgio Barbosa marcou a pole e pulou na ponta seguido por Antonio Martinez e Alexandre Câmara. Carlos Marcelino ultrapassa Câmara e assume a terceira posição na quarta volta. Martinez assume a ponta e deixa Barbosa em segundo na décima volta. Na décima quinta volta Barbosa reassume a ponta deixando Martinez em segundo e Marcelino em terceiro. Sérgio Barbosa venceu a prova e finalizou a excelente etapa marcando também a melhor volta com o tempo de 44’130.

Como aconteceu nas outras duas provas a categoria Master A teve um grande número de karts no grid, 28, e contou com inúmeras ultrapassagens, rodadas e toques. O destaque absoluto na prova foi a piloto Andréa Octaviano. Ela largou na pole-position seguida por seguido por Marcos Kassandjian, Fábio Rimbano e Felipe Maluhy. Rimbano passa para segundo e começa a perseguição sobre Andréa. Maluhy assume a quarta posição. Rimbano assume a ponta na 14 volta e traz Felipe Maluhy. Andréa se mantêm na terceira posição e traz Antônio Canedo em 4º. Maluhy assume a liderança na 16ª volta. Na volta seguinte Rimbano reassume a ponta. Na última volta Maluhy e Rimbano se tocam deixando a vitória nas mãos de Andréa que acompanhava o disputa dos dois. Canedo com isso assumiu a segunda colocação seguido por Fábio Rimbano e Felipe Maluhy. Vencedor das duas primeira etapas anteriores Renato Russo não conseguiu manter a mesma regularidade e terminou apenas na quinta colocação. Felipe Maluhy marcou a melhor volta da prova com o excelente tempo de 43’129.

A próxima etapa do Campeonato Paulista Light de Kart RBC acontece no próximo dia 1º de maio, no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na capital Paulista.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.