A competitividade, competência e carisma do organizador de provas Roberto Campos, levou de volta à Itu, cidade distante pouco mais de 70km de São Paulo, um número recorde de participantes, em prova válida pela segunda etapa da Copa “Nova Schin” de kart.
Pilotos das mais variadas cidades participaram das corridas. Alguns experientes e consagrados nos principais campeonatos de São Paulo, como o Paulista e o Paulista Light e outros famosos, como Lucas Barros (Repsol), filho do piloto de moto-velocidade Alexandre Barros e Luca Travalini (Parilla), filho do ex-piloto e distribuidor Parilla no Brasil, o lendário Walter Travalini.
O kartódromo Arena Schincariol já foi palco de campeonatos importantes. O Mundialito de kart, Campeonato Brasileiro e as 24 horas de kart foram alguns dos importantes eventos realizados nos anos 90.
Na prova de ontem 78 pilotos participaram das provas dispostos em 7 categorias. A primeira a ir para a pista foi a cadete, onde 13 pilotos – com idades entre 7 e 11 anos – preencheram o “grid” de largada. A tomada de tempos praticamente definiu a corrida. O pole Guilherme Salas (FarmaExtra / Zoinho Racing / Tchê Preparações), piloto representante de Jundiaí, definiu sua sorte com uma volta voadora e foi seguido pelo mais jovem integrante da categoria, o pequeno campineiro Luis Henrique Kachan (MedleyGenéricos / Messias Competições / Tchê Preparações). Na corrida, Salas manteve a primeira colocação e não foi ameaçado em momento algum por Kachan, que seguiu o ritmo do ponteiro apenas nas primeiras voltas.
O menor número de inscritos estava na categoria Baby, segunda prova do dia. Apenas 4 pilotos disputaram a corrida que foi vencida sem qualquer problema pelo “cover” Ayrton Senna da Silva (Sauro / Zoinho Racing), de Paulínia, que conquistou também a “pole-position”. Senninha foi seguido pelo jundiaiense Giovanni Salas (FarmaExtra), irmão do campeão da cadete Guilherme Salas.
A categoria Junior-V4 também contou com excelente grid. Na volta de apresentação muita confusão aconteceu. Rodadas, batidas e alinhamento desordenado provocaram a interrupção da largada e o “grid” teve que ser refeito. Bandeira quadriculada agitada e partem os garotos para as 20 voltas programadas para a corrida. Bruno Fa (WR), que largara na “pole”, sofreu forte pressão do piloto campineiro Caio Rondelli (Medley Genéricos / Môa Preparações / Michael Kart Racing), que vindo da quinta posição de partida em ritmo alucinante, já se encontrava na segunda posição. Caio partiu com muita vontade para cima do líder em busca da ultrapassagem, porém, sem sucesso. Há poucas voltas do final, o kart de Rondelli quebrou e o terceiro colocado, Bruno Testa (Birel / Ulisses), acabou por herdar a segunda posição do piloto da Medley Genéricos. O vencedor da primeira etapa, Stéfano Giovanolli, não se deu bem, perdeu rendimento e acabou não conquistou uma boa colocação.
Outros verdadeiros “shows” puderam ser vistos na Arena Schincariol. Na categoria Sprint, Alan Sisdeli, de Americana, mostrou o que é talento, vencendo a prova de maneira incontestável. Na Super-Senior o show ficou por conta da disputa pela terceira posição. O simpático “ Dr.” Luis Carlos mantinha a terceira colocação e defendia-a com unhas-e-dentes dos ataques de Thiago Joal. Restando poucas voltas para a bandeirada final Guilherme Franco entrou na briga e, acabando com a brincadeira, ultrapassou os dois, conquistando a terceira colocação. O vencedor da prova foi Flávio Lima, que foi desclassificado na balança por faltarem 200g. do peso total em seu kart. Wesley Silva, segundo colocado, foi declarado vencedor.
A crescente categoria RD135 também teve excelente presença e foi um verdadeiro espetáculo de ultrapassagens e disputas emocionantes. Wesley Amaral apareceu sorrateiro na disputa pela primeira colocação e acabou por conquistá-la em belíssima e limpa ultrapassagem. O então primeiro colocado se irritou com a manobra e tentou, visivelmente, chocar seu kart contra o de Wesley, que acabou escapando do acidente. Na vistoria muita discussão aconteceu mas nada alterou o resultado e o show do vencedor.
Outra categoria equilibrada foi a RD135-Senior. O conhecido e talentoso Marcelo Nivolloni (Birel), venceu de ponta-a-ponta. Nivolloni foi seguido de Oswaldo Prata e Thiago Joal.
A Copa “Nova Schin” de kart tem o patrocínio Nova Schin e o apoio da Planet Kart Magazine, TechSpeed, Parilla, Mega, PPK, Kart Mini, Birel e Raid. A próxima etapa acontecerá no dia 16 de maio e contará com a estréia da categoria Senior-V4.
Confira abaixo os três primeiros colocados em cada categoria.
Cadete
1º Guilherme Salas
2º Luis Henrique Kachan
3º Luciano Almeida
Baby
1º Ayrton Senna da Silva
2º Giovanni Salas
3º Yasmin Oliveira
Junior – V4
1º Bruno Fa
2º Bruno Testa
3º Caio Lara
Sprint
1º Alan Sisdeli
2º Leandro Possenti
3º Willy Amaral
Super Senior
1º Wesley Silva
2º Guilherme Franco
3º Thiago Joal
RD135
1º Wesley Amaral
2º Renan Ferreira
3º Marcelo Silva
RD135 – Senior
1º Marcelo Nivolloni
2º Oswaldo Prata
3º Thiago Joal