Copa Brasília RBC faz segunda etapa

Foi realizada no último final de semana, no dia dos namorados, no Kartódromo Waltinho Ferrari, a segunda etapa da Copa Brasília RBC de Kart. A competição é uma parceria entre o preparador de motores Rafael Cançado, a Federação Brasiliense de Automobilismo, o Race Control Motor Clube e o Ferrari Kart com o objetivo criar mais uma alternativa para o kartismo do Distrito Federal, com características às utilizadas no Campeonato paulista Light.

“Acreditar no desenvolvimento do kartismo regional como forma de fortalecimento das disputas nacionais tornou-se a nossa meta nesses últimos dois anos e temos certeza que assim estamos contribuindo para o engrandecimento do esporte” – afirma Rafael, proprietário da RBC Preparação de Motores e promotor da Copa Brasília RBC de Kart.

A Copa Brasília RBC de Kart é constituída de seis categorias: Cadete, Júnior, Fórmula A, Super A, Sprinter 400 e Master 400. A segunda etapa, apesar de não contar com a categoria Júnior, manteve o nível de aceitação da Copa entre os pilotos da capital federal, inclusive com a participação especial do campeão pan-americano de kart, Felipe Guimarães.

A categoria cadete que abriu a etapa emocionou e deixou a platéia angustiada em funções dos acidentes que marcaram a prova. O piloto Pedro Henrique teve que abandonar a prova em função de acidente na décima volta, que obrigou a direção de prova a interromper a disputa com bandeira vermelha. A segunda parte da prova de cinco voltas confirmou a liderança para Felipe Fernandes, que recebeu a bandeira quadriculada, confirmando o seu desempenho, uma vez que já tinha feito a pole position.

A bandeira vermelha acabou provocando um erro da organização, já corrigido por decisão dos Comissários Desportivos. O Código Desportivo do Automobilismo – CDA/CBA determina que neste caso, devem ser somados os tempos das duas partes da prova, o que não aconteceu. Com isso, o piloto Diogo Ribas passou do segundo lugar para a quarta colocação, enquanto Matheus Vilas Boas e Guilherme Ferreira, ficaram, respectivamente com a segunda e a terceira colocação.

O grid da categoria cadete é a demonstração do sucesso da Copa Brasília RBC, segundo o preparador Romero Adjunto – “Hoje nos temos a participação de um número de pilotos na cadete que é dobro da média dos grids da categoria em todo o Brasil”.

Na Fórmula A, apesar de não direito a pontuação, a vitória foi de Felipe Guimarães, campeão pan-americano da categoria Júnior, de ponta a ponta, fazendo a melhor volta e a pole. Para a Copa Brasília RBC, as três primeiras posições a foram, respectivamente, de Tika, Luiz Tadeu e Marcelo Dantas.

Na Super A, a vitória ficou com o Ronaldo Oliveira que retorna ao kart nesta temporada, situação igual ao segundo colocado da prova, Sandro Ferrari, cujo pai dá nome ao kartódromo. O terceiro colocado foi Faita. Com o resultado, Ronaldo Oliveira alcançou a liderança da Copa.

Na categoria Sprinter 400, a vitória foi de Felipe Neira, na sua primeira participação. Rafael Marques foi o segundo e fez a volta mais rápida. Fábio Oliveira, vencedor a primeira etapa, completou o pódio e fez a pole. Em virtude de acidente que provocou a interrupção da prova, a categoria Sprinter que correu junto com a Master, terminou com 15 voltas completadas.

Na categoria Master, após disputa ferrenha dos 11 participantes, a vitória ficou com Ricardo Santos seguido de Alberto Vilas Boas. Um dos destaques da prova foi o desempenho de Cisão, que depois de ter problemas na primeira etapa, alcançou a terceira colocação.

Em função dos campeonatos brasileiros, a terceira etapa da Copa Brasília RBC de Kart será realizada em 21 de agosto, no Kartódromo Waltinho Ferrari.