O piloto Pedro Bianchini (Red Bull / Repsol), de 12 anos, é uma das promessas de título do Paraná na 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart que tem início na próxima terça-feira, dia 13, em Barueri, aproximadamente 30 km da capital paulista. O palco da disputa é a rápida pista do Kartódromo de Aldeia da Serra. A edição 2004 do torneio promete ser a mais concorrida dos últimos tempos. Até o momento, mais de 350 pilotos estão inscritos para a competição. Segundo previsão dos organizadores do evento, esse número deve aumentar até terça-feira (13) – último prazo para se inscrever na competição. “É muito bom ver lotado novamente os grids do Brasileiro, dá mais motivação para correr”, revela o piloto.
Bianchini, que já detém em seu currículo um título brasileiro na categoria cadete, aposta na boa fase que atravessa na temporada para conquistar o Bicampeonato. O jovem piloto que conquistou no mês de maio o seu terceiro título no Sul-Brasileiro de Kart – um mini Campeonato Brasileiro – é mais uma vez forte candidato ao título da categoria Júnior – reservada para pilotos de 12 até 14 anos. “Todo piloto quer ser Campeão Brasileiro. A disputa na pista é muito acirrada, o bicho pega mesmo. Vou para São Paulo para brigar pela taça”, comenta Bianchini, que também é o Vice-Líder no Campeonato Paulista de Kart.
O Campeonato Brasileiro de Kart é o auge da temporada nacional do kartismo. A competição reúne os principais pilotos de todo o país para uma maratona de treinos e baterias que começa na terça-feira (13) e só termina no sábado (dia 17), quando sai o resultado final com os campeões. A competição é disputada em quatro baterias, todas valendo pontos. O treino de classificação define o grid de largada da primeira bateria, e a partir daí o resultado de uma prova determina as posições de largada da corrida seguinte. Cada piloto descarta o seu pior resultado e a soma dos três melhores apontam o campeão de cada categoria. O regulamento da competição prevê que o vencedor de cada bateria marque 11 pontos, o segundo colocado 9, o terceiro 8, e assim por diante, até o décimo colocado, que marca 1 ponto.