O Mundial de Kart será disputado nesta semana em Kristianstad, na Suécia, e o Brasil tem um forte candidato ao título: o pernambucano Rafael Câmara, que se sagrou campeão brasileiro de kart na competição realizada na Granja Viana em julho deste ano. O piloto de 13 anos vai competir na categoria OK-Júnior, que tem 117 inscritos no campeonato.
“Será muito especial representar o nosso País no Mundial de Kart, uma competição onde estarão os melhores pilotos do planeta. Nós fizemos uma boa preparação aqui na Europa no primeiro semestre, conseguimos o título brasileiro e depois retornamos nessas últimas semanas para seguir os treinos. Estou muito motivado para esse campeonato”, diz Câmara, que conseguiu a vaga na competição justamente pela conquista no Brasileiro de Kart.
Além de triunfar recentemente no principal campeonato nacional, Câmara tem vários outros títulos nos últimos anos, como o título de campeão paulista, além dos Brasileiro e Sul-Americano da Rotax. Ele também é bicampeão da Copa São Paulo de Kart e vencedor do Prêmio Capacete de Ouro nas temporadas 2015 e 2016.
Sede do Mundial de Kart, a pista de Kristianstad tem 1.221 metros e o traçado é considerado bastante técnico pelos pilotos. Câmara conheceu o circuito no mês passado, quando fez uma participação especial no campeonato sueco.
“Foi importante ter conhecido o circuito antes do Mundial, assim já entrarei focado em conseguir um bom setup junto com a equipe Kosmic”, diz Câmara, que entrou neste ano para o time Cimed Racing, a principal plataforma de apoio ao automobilismo brasileiro.
Os treinos oficiais em Kristianstad serão iniciados nesta sexta-feira e a prova decisiva será realizada no domingo às 9h50 da manhã (horário de Brasília).